UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Presidente dos EUA entre 1889 e 1892

Benjamin Harrison

20/08/1833, North Bend, Ohio
1901, Indianápolis, Indiana

Da Redação
Em São Paulo

Benjamin Harrison nasceu em 1833 no Estado de Ohio, onde freqüentou a Universidade Miami. Ele se mudou para Indianápolis, no vizinho Estado de Indiana, onde exerceu advocacia e fez campanha para o Partido Republicano.

Na Guerra Civil, ele foi coronel da 70ª Infantaria Voluntária. Ele serviu no Senado dos Estados Unidos ao longo dos anos 1880, defendendo os direitos dos índios, dos donos de propriedades rurais e dos veteranos da Guerra Civil.

Indicado para presidente na Convenção Republicana de 1888, Benjamin Harrison conduziu uma das primeiras campanhas "varanda da frente", realizando curtos discursos para delegações que o visitavam em Indianápolis.

Assim que foi eleito, Harrison implantou o primeiro Congresso Pan-americano, que se reuniu em Washington em 1889, estabelecendo um centro de informação que posteriormente se tornou a União Pan-americana. No final do seu governo, Harrison submeteu ao Senado um tratado que anexava o Havaí.

Projetos envolvendo verbas substanciais foram assinados por Harrison para melhorias internas, expansão naval e linhas de navios a vapor. Pela primeira vez, exceto em época de guerra, o Congresso recebeu um bilhão de dólares para a condução de projetos. Quando os críticos atacaram o "Congresso de um bilhão de dólares", o presidente da Câmara, Thomas B. Reed, respondeu: "Este é um país de um bilhão de dólares".

O presidente também sancionou a Lei Sherman Antitruste, a primeira lei federal que tentava regular os trustes, protegendo o comércio contra "monopólios e restrições ilegais".

O problema doméstico mais complicado na gestão de Harrison foi a questão das tarifas -algumas taxas eram intencionalmente proibitivas. Ele tentou tornar as altas taxas mais aceitáveis adicionando acordos de reciprocidade.

Para lidar com o superávit do Tesouro criado pelas altas taxas, ele removeu a tarifa sobre o açúcar importado e deu aos produtores de açúcar dos Estados Unidos um subsídio de dois centavos por libra em sua produção. Muito antes do final de seu mandato, o superávit do Tesouro tinha evaporado e a prosperidade também parecia prestes a desaparecer.

As eleições para o Congresso de 1892 foram extremamente adversas para os republicanos, e os líderes do partido decidiram abandonar Harrison. Mesmo assim seu partido o indicou para a reeleição em 1892, mas ele foi derrotado pelo democrata Grover Cleveland.

Após deixar o cargo, Harrison, um viúvo, voltou para Indianápolis e se casou com a ex-secretária de sua primeira esposa.

Com informações da The White House Historical Association

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host