UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Escritora e ganhadora do Nobel de Literatura 2004

Elfriede Jelinek

20/10/1946 - Mürzzuschlag (Áustria)

Da Redação
Em São Paulo

[creditofoto]

[creditofoto]

A austríaca Elfriede Jelinek, ganhadora do Nobel de Literatura 2004, nasceu no dia 20 de outubro de de 1946 na cidade de Mürzzuschlag. Filha de um judeu tcheco e uma rica vienense, estreou no âmbito da lírica em 1967, com a coleção de poemas "Lisas Schatten" ("As sombras de Lisa").É autora de mais de 20 livros, de poemas, prosa e teatro, e tradutora para o alemão de autores como Thomas Pynchon.

A primeira austríaca a ganhar o Nobel de Literatura conseguiu projeção mundial em 2001, graças ao filme "A Professora de Piano", do compatriota Michael Haneke. A história da pianista (Isabelle Hupert) perturbada que se envolve com um aluno, que Jelinek narra no romance "A Pianista" (1988), é autobiográfica.

Combativa, Jelinek, que, seguindo a tradição de Elias Canetti e Thomas Bernhard, criticou o país onde nasceu. A escritora deu claramente as costas a seu país em 1995, com "Die Kinder der Toten" ("Os filhos dos mortos"), em que pinta a Áustria como um reino dos mortos.

Sua atitude parecia condená-la ao ostracismo em sua terra natal, até que a vizinha Alemanha despontou como "descobridora" de seu talento.

Jelinek chegou a decretar "proibição de representar" suas obras em palcos austríacos, mas depois voltou atrás e, em 1989, "Ein Sportstück" foi recebido com ares de acontecimento da temporada em sua estréia em Viena.

Militante do Partido Comunista Austríaco por mais de 15 anos, Jelinek, é opositora ferrenha do Partido da Liberdade, do líder de extrema direita Jörg Haider.

A crítica política marca a obra mais recente de Jelinek, a peça "Bambiland", do ano passado, que satiriza a invasão americana do Iraque. Uma seqüência do trabalho, a peça "Babel", havia sido anunciada para maio de 2005. "Babel" trata das torturas na prisão de Abu Ghraib e da mutilação de corpos de americanos em Fallujah", disse.

Jelinek, décima mulher a ganhar o Nobel literário em mais de cem anos, não tem livros editados no Brasil.

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host