UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Anton Chekov
Escritor russo
29-1-1860, Taganrog
15-7-1904, Badanweiler, Alemanha

Do Klick Educação

Chekov foi um dos fundadores da moderna literatura russa. Em seus contos e peças de teatro apresenta o ser humano em situações cotidianas à procura de um sentido para a existência, paralisado pelo desengano e pelo medo, desejoso de amor e reconhecimento. As obras de Chekov são uma análise psicológica e social da Rússia czarista.
Já durante os seus estudos de Medicina escrevera contos impregnados de humor satírico para os jornais. Exerceu jornalismo durante algum tempo, mas abandonou essa atividade para se dedicar exclusivamente à literatura. Alcançou fama internacional com obras como A Gaivota (1896), Tio Vânia (1897), As Três Irmãs (1901) e O Jardim das Cerejeiras (1904), um de seus dramas mais representados em todo o mundo. Chekov renunciou à linguagem dramática explícita, substituindo-a por diálogos de grande intensidade psicológica que reforçavam a tensão central do drama. Influenciou numerosos escritores e diretores de cinema, caso de Woody Allen. A Dama do Cãozinho (1899) é um de seus contos mais conhecidos.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host