UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Bakunin
Revolucionário anarquista russo

1814-1876



Do Klick Educação

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin nasceu em Priamujino, no seio de uma família aristocrática. Estudou na Academia Militar de São Petersburgo. Foi oficial da Guarda Imperial, mas renunciou ao cargo e viajou pela Europa durante vários anos, até participar das Revoluções de 1848 e 1849, que eclodiram em Paris e na Alemanha. Foi preso na Áustria e condenado à morte, mas, antes da execução, foi entregue aos russos, que o mantiveram preso durante vários anos.
Mandado para a Sibéria em 1855, fugiu algum tempo depois em um barco norte-americano com destino ao Japão e chegou à Inglaterra em 1861. Dessa data até a sua morte, Bakunin dedicou-se a difundir o pensamento anarquista por toda a Europa.
Em 1869, fundou a organização semiclandestina Aliança Democrática e Social e, na qualidade de dirigente do grupo, opôs-se a Karl Marx na I Internacional, oposição que provocou sua expulsão. Passou seus últimos anos na Suíça, vivendo na miséria, planejando conspirações que nunca chegaram a se concretizar e mantendo correspondência com pequenos grupos anarquistas.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host