UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Martinho Lutero
Teólogo e reformador religioso alemão
1484-1546, Eisleben, Saxônia

Do Klick Educação

Martinho Lutero iniciou a Reforma Protestante. Personagem fundamental da história moderna européia, sua influência alcançou não somente a religião, mas a política, a economia, a educação, a filosofia, a linguagem, a música e outras áreas culturais. No verão de 1512, Lutero doutorou-se em Teologia na Universidade de Wittenberg e assumiu a cátedra de Teologia Bíblica, que conservou até a morte. Foi atuante pregador, professor e administrador. Ao estudar o Novo Testamento para a preparação de suas aulas, convenceu-se de que os cristãos são salvos não pelos próprios esforços e méritos, mas pelo dom da graça de Deus, aceita pela fé.
Em 1517, expôs, na porta da Igreja de Todos os Santos de Wittenberg, suas 95 teses, escritas em latim, contra a venda de indulgências. Lutero defendeu suas opiniões, energicamente, nos debates universitários públicos em Wittenberg e outras cidades. Em 1520, essa posição acabou por levá-lo a inquérito, aberto pela Igreja romana, resultando na condenação a seus ensinamentos e em sua excomunhão pelo papa Leão X.
Na Dieta de Worms, pediram-lhe que se retratasse ante as autoridades seculares e eclesiásticas, mas ele se negou a fazê-lo. O duque Federico da Saxônia, o Sábio, manteve-o em seu castelo de Wartburg, onde Lutero iniciou a tradução do Novo Testamento do original grego para o alemão, o que propiciou importante contribuição para o desenvolvimento da língua alemã.
Em 1525, casou-se com a monja Catalina de Bora, vinte anos mais jovem do que ele, exercendo na prática sua tese de abolição do celibato.
Em 1529, publicou seu Pequeno Catecismo, onde explica, em linguagem simples, a teologia da Reforma Evangélica. Proibido de assistir à Dieta de Augsburg por ter sido excomungado, Lutero delegou a defesa dos reformadores, formulada na Confissão de Augsburg (1530), a seu colega e amigo, o humanista Felipe Melanchthon. Sua influência estendeu-se a norte e a leste da Europa e seu prestígio contribuiu para que Wittenberg se tornasse um centro intelectual.

Para saber mais sobre a influência de Lutero, leia:
Reforma Protestante

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host