UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Alberto Fujimori
Presidente do Peru- de 28 de julho de 1990 a 22 de novembro de 2000
28-7-1938, Lima

Do Klick Educação

Engenheiro agrônomo de origem japonesa, foi eleito presidente como candidato da coligação eleitoral Cambio 90. Depois dos fortes protestos provocados por seu severo programa econômico neoliberal, protagonizou em 1992 um golpe de Estado.

Fujimori dissolveu o Parlamento, suspendeu a Constituição e constituiu um "governo de emergência para a reconstrução nacional". Não conseguiu importantes avanços em sua luta contra a crescente miséria de grande parte da população.

A prisão do líder do grupo terrorista de ideologia esquerdista Sendero Luminoso, Abimael Guzmán, desferiu um rude golpe na guerrilha, argumento que utilizou na campanha para as eleições parlamentares de 1992, que venceu com a sua coligação Nueva Mayoría — Cambio 90.

A nova Constituição aprovada por plebiscito em 1993 concede ao presidente do país um papel fundamental. Fujimori venceu as novas eleições presidenciais de 1995, modificando a Constituição para tornar possível sua eleição para um terceiro mandato. O drama dos reféns, em princípio cerca de 490, que a guerrilha Tupac-Amaru manteve em seu poder vários meses (1996-1997) na embaixada japonesa, desencadeou uma crise política da qual Fujimori saiu fortalecido ao ordenar uma sangrenta libertação.

Os guerrilheiros exigiam que seus companheiros presos fossem postos em liberdade e protestavam também contra as péssimas condições em que viviam amplas camadas da população sob o governo de Fujimori.

Em 20 de novembro de 2000, entregou carta de renúncia e deixou a presidência do "Peru.

Fugiu para o Japão. Em 10 de dezembro de 2007, foi submetido a julgamento sobre violações aos direitos humanos. Foi condenado a 6 anos de prisão por ter ordenado um invasão ilegal de domicílio em 2000, no final de seu mandato.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host