UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Presidente dos EUA entre 1837 e 1940

Martin Van Buren

05/12/1782; Kinderhook, Nova York
1862

Da Redação
Em São Paulo

Martin Van Buren nasceu no Estado de Nova York em 1782. Ao contrário da maioria dos presidentes que o antecederam, Van Buren não tinha origem artistocrática. Era filho de um taberneiro e agricultor de ascendência holandesa. Tinha apenas 1,67m de altura, era elegante e de postura ereta. Sua aparência era impecável

Como um jovem advogado ele liderou a "Albany Regency" (regência de Albany, capital do Estado de Nova York), uma organização política. Ele rejeitou favores e cargos públicos de forma calculada a atrair votos. Mas ele cumpriu fielmente os deveres públicos, e em 1821 foi eleito para o Senado dos Estados Unidos.

Em 1827 ele despontou como o principal líder do Norte no apoio a Andrew Jackson, que venceu as eleições presidenciais de 1828. O presidente Jackson nomeou Van Buren como secretário de Estado. Ele se tornou o conselheiro de maior confiança do presidente. Jackson.

Um racha se formou no ministério devido às diferenças de Jackson com o vice-presidente, John C. Calhoun. Martin Van Buren forçou a renúncia do antigo ministério e, para recompensá-lo, Jackson nomeou Van Buren como ministro para a Grã-Bretanha. Calhoun, presidente do Senado, deu o voto decisivo contra a nomeação.

O "Pequeno Mágico", como era conhecido, foi eleito vice-presidente na chapa de Jackson em 1832 e conquistou a presidência em 1836. Van Buren dedicou seu discurso de posse ao tema da experiência americana como um exemplo para o resto do mundo. O país era próspero, mas menos de três meses depois o pânico de 1837 minou a prosperidade.

Para terminar com a alta especulação de terras que tomou conta do Oeste, o presidente Jackson emitiu em 1836 uma circular específica exigindo que as terras fossem compradas com ouro ou prata.

Em 1837 teve início o pânico. Centenas de bancos e negócios faliram. Por cerca de cinco anos os Estados Unidos sofreram a pior depressão de sua história. O remédio de Van Buren -a continuidade das políticas deflacionárias de Jackson- apenas aprofundou e prolongou a depressão.

Van Buren se opôs a um novo Banco dos Estados Unidos e ao depósito de fundos federais em bancos estaduais. Ele lutou para estabelecer um sistema independente de Tesouro para lidar com as transações do governo. Ele cortou tão completamente os gastos que o governo chegou até mesmo a vender as ferramentas que usava nas obras públicas.

Cada vez mais inclinado a se opor à expansão da escravidão, Van Buren bloqueou a anexação do Texas, então um território recém-desmembrado do México, ao sul dos EUA, porque isto seguramente aumentaria o território escravocrata -e poderia provocar uma guerra com o México.

Derrotado pelos whigs (conservadores) na sua tentativa de reeleição em 1840, ele fracassou como candidato à presidência na chapa "Free Soil" (solo livre) duas eleições depois, em 1848. Ele morreu em 1862.

Com informações da The White House Historical Association

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host