UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Compositor russo

Modest Petrovitch Mussorgski

21 de março de 1839, Karevo, Pskov (Rússia)
28 de março de 1881, São Petersburgo (Rússia)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Ilya Repin (1881) - Reprodução

Ilya Repin (1881) - Reprodução

Mussorgski foi um compositor dramático e sua obra não teve reconhecimento no seu tempo

Modest Petrovitch Mussorgski, filho de um rico proprietário, entrou para a escola de cadetes em São Petersburgo. Posteriormente, no regimento de Preobrajenski, conheceu Balakirev, com que fez os primeiros estudos de técnica musical.

Mussorgski sofreu graves crises nervosas em 1858 e em 1860. A ruína da família obrigou-o a entrar para o serviço público em 1863, sendo demitido em 1867.

Sua obra musical era aceita com dificuldades. A sua ópera "Boris Godunov" só foi encenada, em 1874, graças à intervenção de uma cantora célebre. Sua vida, entretanto, tornou-se cada vez mais difícil, pois o compositor, além de não ter recursos materiais suficientes, era alcoólatra.

Apesar de readmitido, foi novamente obrigado a deixar o serviço público em 1880. Embora parecesse ter-se recuperado durante algum tempo, morreu de excessos alcoólicos, recolhido ao hospital militar de São Petersburgo.

Mussorgski é geralmente colocado no famoso Grupo dos Cinco, de compositores nacionalistas, que inclui Dargomichki, Cesar Cui, Balakirev e Borodin. Mas foi o próprio Mussorgski que declarou, em notas autobiográficas, não pertencer a nenhum dos grupos musicais em voga no seu tempo, "nem pelas idéias musicais nem pelo caráter de sua arte".

Arte original

Mussorgski acreditava ser a arte um meio de comunicação com os outros homens e não uma finalidade em si mesma. Isso talvez explique o caráter rude de sua técnica, de tal modo que seus companheiros de grupo chegaram a considerá-lo uma mente débil.

Mussorgski considerava, entretanto, que só os artistas-reformadores criaram as leis da arte, e que essas leis não são imutáveis. Ignorando as regras acadêmicas, a obra de Mussorgski é a mais original da arte musical russa no século 19.

Foram provavelmente as excentricidades harmônicas, que feriram os ouvidos dos seus colegas, também o motivo da atração de Debussy pela música de Mussorgski. Nesta, a harmonia é utilizada como um instrumento de expressão dramática, pois Mussorgski foi antes de tudo um compositor dramático, inclusive em seus lieder e em suas composições instrumentais, em que a descrição programática é simples pretexto.

"Boris Godunov", cujo enredo é tirado da tragédia homônima de Puchkin, é uma obra de síntese, lírica e naturalista ao mesmo tempo, utilizando elementos tão diversos como a harmonia sacra eslava e o ritmo falado das canções. Os coros e os personagens populares desempenham papel de primeira importância. A ópera é uma obra-prima de realismo popular.

Embora tenha sido um compositor eminentemente dramático, Mussorgski realizou com "Quadros de uma exposição", de 1874, uma obra-prima de sugestão poética. São peças breves para piano, inspiradas por uma exposição de desenhos, de Viktor Hartmann. A obra sintetiza elementos poéticos, realísticos e humorísticos e se destaca pela originalidade de suas melodias.

A obra de Mussorgski teve de atravessar muitas barreiras para ser reconhecida em toda a sua originalidade.

Enciclopédia Mirador Internacional


Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host