UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Compositor russo

Nikolai Andreievitch Rimski-Korsakov

18 de março de 1844, Tkhvin, Novgorod (Rússia)
21 de junho de 1908, São Petersburgo (Rússia)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Reprodução

Reprodução

Rimski-Korsakov é um dos compositores russos mais divulgados no Ocidente

Embora desde criança revelasse talento musical, Nikolai Andreievitch Rimski-Korsakov foi encaminhado para a carreira naval. Graduou-se pela Academia Naval de São Petersburgo, em 1862. Após alguns anos na Marinha, fixou-se em São Petersburgo, lecionando no conservatório musical. Também foi, entre 1873 e 1884, inspetor de bandas navais.

A música de Rimski-Korsakov, de grande poder descritivo, possui rica orquestração, podendo alcançar encanto pastoril, como em "Branca de Neve", de 1881, ou acentos nacionais. A influência decisiva na vida de Rimski-Korsakov é Balakirev, de cujo círculo fez parte.

Sua inédita riqueza de colorido orquestral, sua temática exótica e sua preferência algo unilateral pelos ritmos de balé fizeram de Rimski-Korsakov um dos compositores russos mais ouvidos nos países ocidentais. Obras como o poema sinfônico "Scheherazade", de 1888, e a abertura "A Grande Páscoa Russa", do mesmo ano, tornaram-se popularíssimas.

Rimski-Korsakov também compôs as óperas "Sadko", de 1887, e "O Galo de Ouro", de 1909. Deixou também sinfonias, peças corais e para piano.

Enciclopédia Mirador Internacional


Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host