PUBLICIDADE
Topo

Santa Teresinha do Menino Jesus Freira da Ordem das Carmelitas

<p>02/01/1873, Alençon, França</p><p> 30/09/1897, Lisieux, França</p>

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

26/10/2010 07h47

Marie Françoise Thérèse Martin era o nome de batismo de Santa Teresa de Lisieux, ou Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face. Ela nasceu em Alençon, na França, em 2 de janeiro de 1873.

Era desejo de seus pais que fosse religiosa como as outras filhas do casal. Maria Francisca Teresa era a mais nova e perdeu a mãe com apenas quatro anos, mudando-se com a família para Lisieux. Aos poucos viu as suas irmãs, uma a uma, consagrarem-se a Deus e aos quinze anos conseguiu uma permissão especial do papa Leão XIII para ingressar na ordem das carmelitas.

Percebendo-se tuberculosa, viu que não poderia trilhar um caminho como o dos mártires ou dos evangelizadores distantes. Escolheu então a "pequena via" para a santidade baseada em orações, provações, sacrifícios e entrega ao amor de Cristo. Seus escritos tornaram-se livros que servem de inspiração religiosa.

Morreu vitimada pela tuberculose, com apenas 24 anos, em 30 de setembro de 1897, prometendo uma chuva de rosas sobre o mundo. Por isso é representada segurando as flores junto a um crucifixo. Foi sepultada no cemitério de Lisieux.

Santa Teresinha foi canonizada em 1925 pelo papa Pio XI, que a declarou Patrona Universal das Missões. Em 1997 o papa João Paulo 2º a proclamou Doutora da Igreja e, no ano seguinte, seus escritos coletados sob o título de "História de uma alma" comemoraram 100 anos de publicação.

Comemoração: 1 de outubro