Topo

Biografias

Stanley Kubrick Cineasta norte-americano

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

04/09/2005 16h09

Atualizado em 09/04/2012, às 15h07.

Preocupado com suas notas ruins no colégio, o pai de Santley Kubrick mandou-o à Califórnia para passar uma temporada com seu tio. De volta a Nova York, como o quadro acadêmico não tivesse mudado, seu pai iniciou-o no estudo do xadrez, que se tornou uma paixão para o jovem Kubrick.

Aos 17 anos, Stanley Kubrick começou a trabalhar como fotógrafo para a revista "Look", viajando por toda a América nesta função. Acompanhou também nesta época, como ouvinte, diversos cursos na Universidade de Columbia.

Em 1951 lançou seu primeiro documentário, "O Dia da Luta", produzido com seus próprios recursos, ao qual seguiram-se vários curta-metragens feitos por encomenda. Dois anos depois, Kubrick rodou seu primeiro longa-metragem, "Fogo e Desejo". Em seguida realizou "A Morte Passou por Perto" e "O Grande Golpe". Contudo, só despontou como grande cineasta com o filme "Glória Feita de Sangue", lançado em 1957, em que tratou da insanidade da Primeira Guerra Mundial.

Depois de realizar "Spartacus", em 1960, com o ator Kirk Douglas, Stanley Kubrick deixou Hollywood para radicar-se na Inglaterra. Seu primeiro filme europeu foi "Lolita", uma adaptação do clássico romance de Vladimir Nabokov. Em seguida, o diretor realizou uma sátira à Guerra Fria com o filme "Doutor Fantástico" e lançou "2001 - Uma Odisséia no Espaço", considerado um marco no cinema moderno. Curiosamente, o filme deu a Kubrick apenas o Oscar de melhores efeitos especiais.

Lançou a seguir "Laranja Mecânica", uma violenta fantasia sobre a sociedade inglesa do futuro. Kubrick caracterizou-se por realizar obras fechadas, explorando inventivamente determinado gênero de ficção. Realizou "Barry Lyndon", um drama passado no século 18, e em seguida um filme que se tornaria um clássico do terror, "O Iluminado", com o ator Jack Nicholson.

A obra de Kubrick obteve grande reconhecimento do público e da crítica. O cineasta ganhou diversos prêmios e inúmeras indicações ao Oscar, como produtor, diretor e roteirista. Em 1997 ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza por sua contribuição ao cinema.

Seu último filme foi "De Olhos bem Fechados", com a atriz Nicole Kidman e o ator Tom Cruise. Kubrick morreu enquanto dormia, de ataque cardíaco, aos 70 anos.

Veja errata.