UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Historiador romano

Tácito

c. 55 d.C., provavelmente no sul da França
c. 120 d.C., ?

[creditofoto]

[creditofoto]

O historiador Tácito relatou a história dos imperadores romanos desde os tempos de Tibério até Nero

"Todas as coisas que hoje consideramos antiqüíssimas foram novas um dia." Essa advertência de Tácito ilustra bem nossas dificuldades com o passado. Graças a Tácito, muitas vidas ilustres se tornaram conhecidas. De sua própria vida, no entanto, pouco se conhece.

Embora os dados a respeito de sua infância e juventude sejam escassos, sabe-se que Tácito casou em 78 d.C. com uma filha do general romano Caio Júlio Agrícola.

Tácito realizou ampla carreira jurídica. Em 81, chegou a questor (magistrado criminal). Em 88, tornou-se pretor (magistrado que administrava a justiça) e finalmente, em 97, cônsul (magistrado supremo).

Seus dotes oratórios como jurista já eram reconhecidos, mas foi como historiador que Tácito alcançou a fama. Entre os anos 100 e 117, escreveu os "Anais". Neles, Tácito relatou a história dos imperadores romanos desde Tibério até a morte de Nero. Nas "Histórias", redigidas entre 100 e 110, recriou o período seguinte, que vai até o reinado de Domiciano.

Além dessas duas obras monumentais, Tácito escreveu a "Germânia" (em que trata da vida e da cultura dos povos germânicos) e alguns outros textos. Como prosador, seu estilo combinava clareza, eloqüência e concisão.

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host