UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Presidente dos EUA em 1841

William Henry Harrison

09/02/1773, Berleley, Virgínia
1841, Washington (D.C.)

Da Redação
Em São Paulo

William Henry Harrison exemplifica o comportamento político conservador tão ao gosto dos republicanos de ontem e hoje. Ele nasceu na imponente aristocracia do Estado da Virgínia em 1773. Estudou os clássicos e história no Hampden-Sydney College, e depois começou a estudar medicina em Richmond, em 1791.

Naquele mesmo ano, o interesse de Harrison mudou. Ele recebeu o posto de porta-bandeira na Primeira Infantaria do exército regular, e seguiu para o Noroeste. Harrison serviu como ajudante-de-ordens do general Anthony "Louco" Wayne na Batalha de Fallen Timbers, que abriu o Estado de Ohio para a colonização.

Nunca é demais lembrar que a colonização do vastíssimo oeste dos Estados Unidos aconteceu às custas dos índios que o habitavam, que foram sistematicamente exterminados, num verdadeiro genocídio. E Harrison foi um dos primeiros generais e políticos americanos a exterminar os índios.

Após deixar o exército em 1798, ele se tornou secretário do Território do Noroeste, foi seu primeiro delegado no Congresso e ajudou a obter a legislação que o dividiu nos territórios do Noroeste e do atual Estado de Indiana.

Em 1801, ele se tornou governador do Território de Indiana. Sua primeira tarefa foi obter os títulos das terras indígenas para que os colonos pudessem avançar para o sertão. Quando os índios retaliaram, Harrison foi responsável pela defesa dos assentamentos.

Em 1809, um chefe eloqüente e enérgico, Tecumseh, com seu irmão religioso, o Profeta, começaram a fortalecer uma confederação indígena para impedir um maior avanço. Em 1811, Harrison recebeu a permissão para atacar a confederação.

Enquanto Tecumseh estava ausente buscando aliados, Harrison liderou cerca de mil homens contra a cidade do Profeta. Repentinamente, antes do amanhecer de 7 de novembro, os índios atacaram seu acampamento no Rio Tippecanoe.

Após um combate pesado, Harrison os repeliu, mas ficou com 190 mortos e feridos. A Batalha de Tippecanoe rompeu a confederação de Tecumseh, mas não conseguiu reduzir os ataques indígenas. Na primavera de 1812 eles estavam novamente aterrorizando a fronteira.

Na Guerra de 1812, Harrison recebeu o comando do exército no Noroeste. Na Batalha de Thames em 5 de outubro de 1813, ele matou Tecumseh. Os índios se dispersaram, nunca mais oferecendo uma resistência séria no então chamado Noroeste.

Em 1840, os conservadores whigs escolheram Harrison como candidato e o apresentaram ao público não como o aristocrata que era, mas como homem simples, um colono com hábitos rústicos que vivia em uma cabana e combatia os índios na fronteira.

Para opô-lo ao então presidente, o democrata Martin Van Buren, os whigs alardeavam que, enquanto o presidente bebia champagne, Harrison, "um homem simples", era chegado a uma cidra, como a maioria dos americanos. Nada foi dito acerca de suas origens.

Ele venceu por uma maioria de menos de 150 mil votos, mas venceu fácil no Colégio Eleitoral, com 234 votos contra 60. Vence no colégio eleitoral aquele que conquistar vitórias no maior número de Estados, independentemente do número de eleitores.

Mas antes de completar um mês na presidência, ele pegou uma gripe que se desenvolveu em pneumonia. Ele morreu em 4 de abril de 1841, o primeiro presidente a morrer no exercício do cargo, e com ele morreu o programa whig.

Com informações da The White House Historical Association

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host