UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Biografias

Presidente dos EUA entre 1993 e 2000

William J. Clinton

19/08/1946, Hope, Arkansas

Da Redação
Em São Paulo

[creditofoto]

[creditofoto]

Durante o governo de William Jefferson Clinton, ou simplesmente Bill Clinton, os Estados Unidos desfrutaram de um período de paz de e bem-estar econômico nunca antes visto em sua história.

Clinton podia comemorar o mais baixo desemprego e inflação dos tempos modernos, baixa dependência de programas de bem-estar social e queda da criminalidade em muitos locais, e a mais elevada propriedade de imóveis na história do país.

Clinton nasceu William Jefferson Blythe IV, em uma pequena cidade chamada Hope (Esperança), no interior do Estado do Arkansas, três meses após a morte de seu pai em um acidente de trânsito. Ele adotou no colégio o nome de seu padrasto.

Clinton se formou na Universidade de Georgetown e em 1968 obteve uma Bolsa de Estudos Rhodes na Universidade de Oxford. Ele se formou em direito em Yale em 1973 e entrou para a política em Arkansas.

Ele foi eleito procurador-geral de Arkansas em 1976, e, em 1978, ele foi eleito governador. Após perder a disputa pela reeleição, ele reconquistou o governo quatro anos depois, ocupando o cargo até vencer a eleição presidencial em 1992.

Clinton e seu companheiro de chapa, o senador Al Gore Jr., representavam uma nova geração na liderança política americana. Pela primeira vez em 12 anos o mesmo partido detinha a Casa Branca e o controle do Congresso.

O presidente Clinton propôs o primeiro orçamento equilibrado em décadas e conseguiu um superávit orçamentário. Ele pediu por uma grande iniciativa nacional para acabar com a discriminação racial e buscou leis para melhorar a educação, proteger os empregos de pais que precisam cuidar de crianças doentes, restringir a venda de armas e fortalecer as leis ambientais.

No mundo, ele enviou forças de pacificação para a Bósnia, devastada pela guerra, e bombardeou o Iraque quando Saddam Hussein impediu as inspeções das Nações Unidas que procuravam por evidências de armas nucleares, químicas e biológicas. Ele foi o primeiro presidente democrata a ser reeleito desde Franklin D. Roosevelt.

Em 1998, devido a uma série de indiscrições pessoais com uma jovem estagiária da Casa Branca, Clinton foi o segundo presidente a sofrer impeachment na Câmara dos Deputados. Ele foi julgado no Senado e inocentado das acusações impetradas contra ele. Ele pediu desculpas ao país por suas ações e continuou a desfrutar de elevado índice de aprovação popular pelo seu trabalho como presidente.

Nos meses finais de sua presidência, Clinton dividiu as atenções com sua esposa, Hillary Rodham, que declarou sua candidatura ao Senado pelo estado de Nova York. Os Clintons dividiram seu tempo entre a Casa Branca e uma nova residência em Chappaqua, Nova York.

A primeira-dama realizou uma campanha vigorosa, freqüentemente contando com o presidente ao seu lado. Quando a sra. Clinton prestou juramento como senadora no 107o. Congresso, seu marido e a filha Chelsea assistiam silenciosamente da tribuna, outro momento sem precedente em uma presidência gloriosa.

Com informações da The White House Historical Association

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host