Topo

18 de outubro - Dia do Médico lembra o santo padroeiro da profissão

Heidi Strecker* - Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação

Você já brincou de médico? Já fingiu ouvir as batidas do coração ou medir a temperatura de alguém? Aposto que sim. Apesar da brincadeira, ainda tem criança que morre de medo de médico. Pensa logo em remédio com gosto ruim, injeção enorme, esse tipo de coisa.

Antigamente, ir ao médico não era muito comum. As crianças só iam ao médico quando tinham algum problema de saúde. Hoje em dia visitar o médico ou o posto de saúde é uma coisa de rotina. Cada vez mais sabemos que a saúde depende de um estilo de vida. Por exemplo: ter uma boa alimentação, bons hábitos de higiene, tomar as vacinas, dormir bem, fazer exercícios, brincar bastante.

Não foi só o modo de vida do paciente que mudou. O médico também mudou. Há inúmeras especialidades médicas. Algumas delas são clássicas, como pediatria, ginecologia ou ortopedia. Mas será que você sabe o que é o geriatra? É aquele que cuida das pessoas idosas.

Há médicos que cuidam da saúde de toda a comunidade. A medicina preventiva cuida da saúde pública, de questões como vacinas, soros, campanhas, condições sanitárias das moradias e outros problemas que podem afetar a saúde da população. O médico sanitarista executa os programas de saúde pública.

Há médicos que fazem pesquisas, para descobrir novos medicamentos e novos recursos para a cura das doenças. Há os que ajudam a desenvolver equipamentos sofisticados para examinar as pessoas.

Há também aqueles que realizam exames. O patologista estuda os tecidos e as células por meio de microscópios. O radiologista faz diagnósticos usando o aparelho de raio-x. Quando alguém precisa fazer uma cirurgia, com certeza vai ter a ajuda de um anestesiologista. Ele planeja a anestesia e estuda a melhor forma de eliminar a dor em exames e cirurgias. E, claro, vai ter a ajuda de um cirurgião.

Existem ainda muitas outras especialidades. A medicina esportiva orienta os atletas e trata das doenças que vêm da prática esportiva. O médico legista usa a medicina para ajudar a justiça. Por exemplo, constatando as causas da morte de alguém, fazendo exames de corpo de delito (quando há crimes) e até exames de DNA.

Para homenagear todos esse profissionais, foi escolhido o dia 18 de outubro. No calendário religioso, esse dia é o dia de São Lucas, que é o santo padroeiro da medicina.

Muita coisa mudou na medicina. Aliás, os hospitais de hoje também são diferentes. Mesmo quando uma criança faz uma cirurgia ou precisa ficar um tempo num hospital, o ambiente é bem mais alegre, os consultórios são decorados e muitas vezes a gente vê brinquedos ou recebe a visita de palhaços.

Mas uma coisa é certa. Todo médico, quando inicia sua profissão, deve fazer o juramento de Hipócrates (460 - 377 a.C.), um médico grego, que é considerado o pai da medicina:

"Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência".

Bonito demais, não?