UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

PORTUGUÊS > DICAS DE PORTUGUÊS

Onde fica o pronome relativo?

Por Thaís Nicoleti

"O Imazon vinha apostando que o desmatamento em 2010 seria maior que o de 2009, que é um ano eleitoral e mais seco que a média."

O fragmento em destaque só pode ser compreendido à luz do conhecimento prévio que o leitor tem do tema. O Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) comparou o nível de desmatamento ocorrido no ano de 2009 com o que se vem produzindo em 2010, quando, acredita, o nível acabará sendo mais alto por duas razões: ser este (2010) um ano eleitoral (?) e estar sendo mais seco que a média.

O que está escrito, entretanto, é que “2009 é um ano eleitoral e mais seco que a média”. Isso porque o pronome relativo (“que”) vem imediatamente depois de “2009”, termo ao qual, estruturalmente, está ligado. Caso o assunto fosse outro (e o leitor não tivesse condições de entender sozinho o sentido pretendido), estaria feita a confusão.

O lembrete, então, é o seguinte: o pronome relativo retoma o seu antecedente, introduzindo-o na nova oração. É isso, aliás, o que explica a concordância verbal de estruturas como as seguintes: “Um dos atletas que concederam entrevista ao jornal recebeu a medalha de prata” e “Somos sempre nós, os contribuintes, que pagamos a conta”.

Não era difícil tornar o texto em questão mais claro e estruturalmente correto. Bastava mudar de posição a oração subordinada adjetiva (iniciada pelo “que”), de modo que o pronome relativo ficasse imediatamente depois de “2010”, não de “2009”. Assim:

O Imazon vinha apostando que o desmatamento em 2010, que é um ano eleitoral e mais seco que a média, seria maior do que o que ocorreu em 2009.
 

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Pegadinha Gramatical Dicionários

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Revisão Testes e Simulados Revistas e Sites

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host