Topo

undefined - undefined

Carlos Alberto Campagner*, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Modelo e descrição qualitativa do funcionamento de comunicadores

1. Modelo qualitativo para transmissão de ondas eletromagnéticas


Ao nosso redor existe o tempo todo um enxame de ondas eletromagnéticas cruzando o ar. Se fosse possível visualizá-las, talvez não pudéssemos enxergar absolutamente mais nada. Abaixo mostramos um exemplo dessa transmissão para celulares:
 

Página 3

Todas as flechas pretas indicam transmissão por ondas eletromagnéticas, enquantoa flecha azul simboliza transmissão por cabo de cobre ou fibra óptica.

Quando um sinal é enviado por um celular, ele vai para uma estação rádio-base (ERB) nas proximidades. Ali o sinal é amplificado e enviado para uma central de comunicação (CCC).

Dependendo da proximidade ou não do destino há duas possibilidades: ou o sinal é enviado para um satélite e retransmitido para outra central de comunicação (CCC), ou é diretamente transmitido para outra estação rádio-base e em seguida para o celular de destino. O mesmo caminho de ida percorrido pelo sinal será o caminho de volta.

Pode-se notar na parte inferior do destino do sinal uma ligação com possíveis telefones fixos.
 

2. Descrição qualitativa do funcionamento de comunicadores (rádio, TV e telefones)


Atualmente a transmissão de ondas pode ser feitas de duas maneiras diferentes: por ondas analógicas ou por ondas digitais.

Abaixo mostramos um esquema da transmissão de ondas analógicas e digitais para transmissão de radio:
 

Página 3

Abaixo, o esquema da recepção:
 

Página 3

Enquanto na transmissão analógica o tipo de onda transmitida é a onda 1, na transmissão de ondas digitais o tipo de onda transmitida é a onda 2, também chamada de onda quadrada em que pulsos são emitidos e tratados como 0 ou 1.

No caso da transmissão da onda digital, o sinal analógico é transformado de analógico para digital (onda quadrada) conforme o esquema abaixo:
 

Página 3

Para o caso de uma transmissão de televisão, o sinal de áudio é transmitido separadamente do sinal de vídeo e reunido novamente no receptor.

undefined undefined

Mais Física