Português

Onde: Aprenda a usar corretamente essa palavra

Jorge Viana de Moraes, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

O uso de "onde" tornou-se verdadeira muleta linguística. Algumas pessoas usam-no para tudo. As principais gramáticas de língua portuguesa, publicadas no Brasil, ora definem "onde" como "pronome relativo invariável" (Celso Cunha, Gramática da Língua Portuguesa, p. 354, 1975; Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 342, 1985; Evanildo Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, p. 171-2, 2004), ora como "advérbio relativo" ou "advérbio interrogativo de lugar", a depender de sua posição (Rocha Lima, Gramática Normativa da Língua Portuguesa, p. 176, 2001 [1971]).

Noção de lugar

Independemente da nomenclatura gramatical utilizada para nomear esse vocábulo, verifica-se, pelos exemplos das gramáticas consultadas, que seu uso está restrito à noção de lugar. Ou seja, se fizermos a troca de "onde" por "local em que/ lugar em que" veremos que dá certo. Exemplos:

a) Estava em casa dela, onde a irmã escurecia tudo com a sua viuvez recente (Machado de Assis apud Celso Cunha);

b) Entrava-se de barco pelo corredor da velha casa de cômodos onde eu morava. (Mário de Quintana apud Celso Cunha e Lindley Cintra);

c) A casa onde moro é espaçosa (Evanildo Bechara);

d) Moro onde mais me agrada (Evanildo Bechara);

e) Fica ali a encruzilhada onde ergueram uma cruz de pedra (Rocha Lima);

f) Onde dormirão os hóspedes? (Rocha Lima).

Uso inadequado de "onde"

Contudo, apesar de a norma (padrão), prescrita nas gramáticas referidas, limitar a utilização de "onde" a aspectos relativos a lugar, local, etc., seu uso tem se disseminado em uma infinidade de situações inadequadas.

Os exemplos abaixo, oferecidos pela professora Maria T. Q. Piacentini, formam uma amostra do uso errado de "onde", que, como já ressaltamos, torna-se verdadeira muleta linguística, caso seja usado indiscriminadamente.

Observe os exemplos, tente fazer a troca por local em que/ lugar em que e veja que, desta vez, não é possível:

a) Fez várias declarações de amor, onde fica evidente o desejo de reatar o namoro.

b) Quais são as modalidades onde seu filho é campeão?

c) Vamos assistir a um espetáculo bem brasileiro, onde Maitê faz um pequeno papel.

d) Isso parece responder a uma construção teórica bastante curiosa, onde os sujeitos do presente encontram um lócus historiográfico que reconhece o seu papel.

e) Vão focalizar os jovens e a família onde a doença foi detectada.

f) A internet é uma grande chance de trabalhar um modelo pedagógico onde o poder constitutivo da ação do sujeito seja valorizado.

Jorge Viana de Moraes, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação é mestre em Letras pela Universidade de São Paulo. Atua como professor em cursos de graduação e pós-graduação na área de Letras.

UOL Cursos Online

Todos os cursos