UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Enem Exame Nacional do Ensino Médio

Desempenho das escolas no Enem 2009

A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 por escola serve como baliza da qualidade da educação do ensino médio da instituição. As médias são calculadas e divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação).

Para facilitar a consulta aos dados, o UOL Educação preparou um sistema de busca em que o internauta pode encontrar os dados de uma escola com facilidade e rapidez.

Em primeiro lugar, é preciso escolher o Estado em que a escola está localizada. Uma lista com as cidades aparecerá na segunda caixa. Selecione o município e clique em OK. Após selecionar a cidade, o internauta deve digitar o nome da escola. A busca traz como resultado o código da escola, sua dependência administrativa, sua localização (urbana ou rural), modalidade de ensino, número de alunos matriculados e de participantes. Além disso, traz a média da prova objetiva e a média total da escola.

Veja como você pode analisar a nota da sua escola no Enem 2009.

Nota Técnica - Médias do ENEM 2009 por Escola
Fonte: Inep/MEC

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O Exame destina-se aos alunos que estão concluindo (concluintes) ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores (egressos). A participação no ENEM é voluntária e em 2009 foi de 2.426.432 candidatos, dos quais 37% declararam estar concluindo o Ensino Médio em 2009 e 56% informaram serem egressos, ou seja, terem concluído o Ensino Médio em anos anteriores.

Em 2009 ocorreu a reformulação metodologica do ENEM e de sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades federais. Além disso, o ENEM continuou a ser utilizado para a seleção dos bolsistas do ProUni bem como a ser considerado no processo seletivo de instituições particulares de ensino superior.

O novo Exame, aplicado em 2009, foi composto por Redação e Provas Objetivas em quatro áreas do conhecimento: (1) linguagens, códigos e suas tecnologias; (2) ciências humanas e suas tecnologias; (3) ciências da natureza e suas tecnologias e (4) matemáticas e suas tecnologias.

O número de escolas de Ensino Médio Regular com alunos que participaram do ENEM aumentou de 24.253 em 2008 para 25.484 em 2009. Dentre as 27.306 escolas constantes do Censo Escolar 2009 que oferecem o Ensino Médio Regular, 93% tiveram alunos concluintes participando do Exame. A variação mais significativa ocorreu no número de escolas que oferecem apenas a modalidade EJA, que apresentaram um aumento de 16% em relação ao ano de 2008.

De modo a cumprir sua missão institucional que é fornecer dados e informações à sociedade sobre a educação brasileira, o Inep calcula as médias do ENEM por Escola, Município, Unidade da Federação, Região e Brasil, agregadas também por Dependência Administrativa e Localização. A divulgação das médias do Enem tem se revelado como importante elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino, auxiliando professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão sobre deficiências e boas práticas no âmbito da escola, dado que é possível avaliar o desempenho obtido pelos alunos em cada área de conhecimento.

Cabe ressaltar, no entanto, que a utilização dos resultados do ENEM deve ser considerada com cautela, diante do caráter voluntário do exame, aspecto este que requer duas observações.

A primeira refere-se ao fato de que, para algumas escolas, a amostra de seus estudantes que participaram do exame é demasiadamente pequena, o que pode tornar sua nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola.

A segunda observação é que, mesmo para as escolas com alta taxa de participação no ENEM, a amostra dos alunos de cada instituição pode não representar o desempenho médio que a escola obteria caso todos os alunos participassem. Em termos técnicos, pode haver um viés na seleção amostral. Por exemplo, se os alunos do Ensino Médio que pretendem cursar o nível superior forem os mais interessados em realizar o ENEM e estiverem mais bem representados pelos melhores alunos de cada escola, então haverá uma distorção, para cima, da média do ENEM observada por escola.

1. Base do cálculo das médias

Os alunos que serão considerados no cálculo das médias por escola fazem parte da base de dados do ENEM 2009 e são:

a. Alunos que, ao realizar a inscrição para o exame, declararam que concluiriam o Ensino Médio em 2009;

b. Alunos que, ao realizar a inscrição para o exame, informaram estar matriculados no Ensino Médio Regular e/ ou Ensino Médio de Jovens e Adultos , em instituição com código de escola do Censo Escolar 2009 que oferece essas modalidades de ensino;

c. Alunos que estavam presentes nos dois dias de prova, ou seja, fizeram as 4 provas objetivas;

Quando não foi possível identificar a escola na qual o concluinte estava matriculado, mesmo ele tendo realizado o ENEM, o seu desempenho não foi considerado nas médias.

Caso o participante informe, no momento da inscrição, ser concluinte de Educação Profissional e a escola à qual encontra-se vinculado não oferecer essa modalidade de ensino, mas oferecer o Ensino Médio Regular, seu desempenho será considerado na média de Ensino Médio Regular da escola. Caso a escola somente ofereça a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, seu desempenho será considerado na média da Educação de Jovens e Adultos da escola. Finalmente, caso a escola ofereça tanto o Ensino Médio Regular quanto a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, foi adotado o critério de considerá-lo na média do Ensino Médio Regular da escola.

2. Fórmulas para o cálculo das médias

Os resultados são apresentados para o Ensino Médio Regular, para o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para as duas modalidades, em conjunto.

Em 2009 são apresentadas sete médias, a saber:

I. Média em Ciências da Natureza e suas Tecnologias

II. Média em Ciências Humanas e suas Tecnologias

III. Média em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

IV. Média em Matemática e suas Tecnologias

V. Média em Redação

VI. Média nas Objetivas

VII. Média Total (Redação + Objetivas)

Os resultados divulgados referem-se às médias, por estabelecimento de ensino, obtidas no ENEM 2009 pelos alunos concluintes daquela escola. As informações quanto à situação de conclusão e às modalidades de ensino dos concluintes no Ensino Médio foram consideradas a partir da declaração do participante do ENEM no ato de sua inscrição.

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host