UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Geografia

Ásia (2)

Oriente Médio, Extremo Oriente e outras regiões

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Atualizado em 17/11/2010, às 17h12 Para efeitos de estudo, a Ásia pode ser dividida em subregiões geográfico-culturais: Ásia Central, Cáucaso, Extremo Oriente, Indochina, Oriente Médio, Sibéria e Subcontinente indiano.

Ásia Central

É uma região que compreende as estepes, montanhas e desertos entre o leste do mar Cáspio e o centro-oeste da China, entre o norte do Irã e Afeganistão e o sul da Sibéria.

Nunca houve uma demarcação oficial da área. As mudanças constantes de clima na região forçaram grandes movimentos migratórios de seus habitantes, o que trouxe tribos indo-européias e hunos para o oeste; arianos e turcos para o norte, entre outros.

A Ásia Central raras vezes esteve unificada sob um governo central. Isso ocorreu somente durante o período de dominação mongol no século 13.

Atualmente, a área abrange os seguintes países: Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão e Cazaquistão. Esta região tambem é conhecida como Turquistão (exceto o Tadjiquistão) o que quer dizer "terra dos turcos" ou turcomanos.

Cáucaso

é uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental entre o mar Negro e o mar Cáspio, que inclui a cordilheira do Cáucaso e as planícies adjacentes. As vezes é considerado parte da Ásia Central.

As nações independentes situadas no Cáucaso incluem a Rússia, Geórgia, Armênia e o Azerbaijão. Grandes áreas não independentes incluem Ossétia, Chechênia, Ingúchia e o Daguestão, entre outras (todas da Rússia). O Cáucaso é uma das mais variadas regiões do mundo, tanto lingüisticamente como culturalmente.

Extremo Oriente

Tem uma área de aproximadamente 6,64 milhões de quilômetros quadrados e ocupa perto de 15% do continente asiático. Os países que fazem parte do Extremo Oriente são: China (as províncias de Tibete, Qinghai e Xinjiang ficam na Ásia Central), Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan.

Algumas vezes são considerados parte do Extremo Oriente: a Mongólia e o Vietnã bem como algumas das subregiões asiáticas da Rússia.

Com mais de 1,500 milhões de habitantes, a região do Extremo Oriente concentra cerca de 40% de todos os asiáticos e um quarto da população do mundo. A densidade populacional no Extremo Oriente é de 210 habitantes por quilômetros quadrados, ou seja, mais de cinco vezes a média mundial.

Indochina

É o termo que designa uma região do sudeste asiático, incluindo Vietnã, Laos, Camboja, e, às vezes, Tailândia e Mianmar, a antiga Birmânia.

O termo foi dado pelos franceses, que assim designaram sua colônia que compreendia os atuais países do Vietnã, Laos e Camboja

Oriente Médio

Em árabe, Mashrek. É o território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao golfo Pérsico. O Oriente Médio é uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia e uma pequena parte da África.

Não há fronteiras precisas. Geralmente, no Oriente Médio incluem-se Bahrein, Egito (que faz parte da África), Irã, Turquia, Iraque, Palestina, Faixa de Gaza e Cisjordânia, Israel, Jordânia, Kuait, Líbano, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes Unidos e Iêmen.

Os países da região africana do Magreb (Argélia, Líbia, Marrocos e Tunísia) são freqüentemente associados ao Oriente Médio devido às ligações históricas, culturais e religiosas (islamismo), tal como o Sudão. Os países africanos Mauritânia e Somália compartilham tradição religiosa e cultural similar. A Turquia e o Chipre, apesar de geograficamente próximos, são normalmente considerados mais próximos da Europa.

Sibéria

É uma vasta região da Rússia e do norte do Cazaquistão, integralmente no norte da Ásia, estendendo-se dos Urais ao oceano Pacífico e para sul desde o oceano Ártico até aos montes do centro-norte do Cazaquistão e até a fronteira com a Mongólia e China.

Subcontinente indiano (ou Industão):

É a região peninsular do Sul da Ásia onde se situam os estados da Índia, Paquistão e Bangladesh, bem como partes do Nepal e Butão. A ilha do Sri Lanka pode também ser considerada como pertencente ao subcontinente.

A noção de subcontinente baseia-se, geograficamente, no fato de que esta região está numa placa tectônica própria, separada do resto da Ásia. A parte sul do subcontinente forma uma enorme península enquanto que o norte é composto pela cordilheira do Himalaia, que atua como barreira geográfica e cultural com a China.

Sudeste asiático

É uma das grandes regiões geográfico-culturais da Ásia e engloba uma parte do continente, incluindo a Indochina e uma grande quantidade de ilhas.

São os seguintes os países agrupados nesta região: Brunei, Camboja, Filipinas, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia, Vietnã, Cingapura e Indonésia (algumas das ilhas são normalmente consideradas parte da Oceania).

Estes países estão organizados na ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático).



Veja Errata.

Compartilhe:

    Receba notícias

    Mapas Vídeos

    Porta Curtas

    Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave

    Revisão

    Prepare-se para a prova de geografia com resumos da disciplina

    Testes e Simulados Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon