UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Geografia

Sol

Características da estrela

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Nasa/Divulgação

A fotosfera do Sol

Estrela de quinta grandeza, o Sol possui temperaturas altíssimas. Seu núcleo chega a ter mais de 10.000.000 ºC (10 milhões de graus centígrados). Sua fotosfera (parte que é visível da Terra) chega a alcançar 6.000ºC. Em volta dele, giram os oito planetas do sistema solar

Formado há mais de 4,6 bilhões de anos, o Sol é composto por nuvens de poeira, gás e restos de estrelas (pedaços de rochas). Possui manchas, chamadas de fáculas, que variam de acordo com a temperatura. Mas o Sol é apenas uma das mais de 200 bilhões de estrelas da Via Láctea, que tem uma extensão aproximada de 100 mil anos-luz. (Um ano-luz é igual a 9,4605 bilhões de quilômetros).

Movimentos do sol

O Sol é 109 vezes maior que a Terra e realiza dois movimentos: a translação, que é feita em volta da Via Láctea, leva 200 milhões de anos. E a rotação em volta de seu próprio eixo dura cerca de 28 dias. A luz do Sol demora oito minutos e dezoito segundos para chegar até a Terra.

Quando a Lua se alinha entre o Sol e a Terra e projeta sua sombra no planeta ocorre o eclipse solar. Se a Lua desaparece do céu, o eclipse é lunar, porque ela entra totalmente na sombra da Terra. Na maior parte do tempo, o satélite passa abaixo ou acima da sombra da Terra, devido à inclinação de sua órbita em relação à órbita da Terra em volta do Sol.

O período de maior distância entre o Sol e a Terra, chamado de afélio terrestre, corresponde a primeiro de julho, o inverno no Brasil, quando a Terra está a 152 milhões de km daquela estrela. O Sol está mais próximo da Terra no chamado periélio, em 31 de dezembro, verão no Brasil, quando distância média é de 150 milhões de km entre o astro e o planeta.

Sol da meia-noite

Outro fenômeno que merece ser destacado é o Sol da meia-noite, que ocorre nos pólos da Terra, quando o Sol não se põe durante 24 horas. A órbita terrestre em volta do Sol faz com que os raios solares incidam quase que perpendicularmente sobre os pólos. Essa posição se altera de seis em seis meses. Assim, cada um dos pólos tem seis meses de dia e seis meses de noite constantes.

O equinócio ocorre com a passagem do Sol sobre a linha do equador no dia 21 de março e 23 de setembro (outono e primavera). Quando esse fenômeno acontece os dias e as noites duram doze horas.

O Sol também é responsável pelas estações do ano, produzidas de acordo com sua iluminação, durante a translação da Terra (a volta que o planeta dá em torno do Sol). Como a Terra tem uma inclinação em relação ao Sol, na metade do caminho, o hemisfério Norte está mais próximo e, na metade seguinte, é o Sul. Por isso, o verão e inverno se alternam nos dois hemisférios.

Todos os planetas se movimentam em torno do Sol. O sistema solar está dentro da Via Láctea, uma das galáxias no espaço - que estão em constante afastamento, como constatou o astrônomo inglês Edwin Hubble.

Compartilhe:

    Receba notícias

    Mapas Vídeos

    Porta Curtas

    Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave

    Revisão

    Prepare-se para a prova de geografia com resumos da disciplina

    Testes e Simulados Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host