UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

História do Brasil

Tratado de Tordesilhas

Linha divide mundo entre Portugal e Espanha

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Biblioteca Nacional de Lisboa - Reprodução

Página principal do Tratado de Tordesilhas

No auge das grandes navegações, os portugueses concluíram, com razão, que a partilha estipulada pela bula intercoetera papal não os beneficiavam, pois apenas algumas ilhas ficariam sob seu domínio. Por esse motivo Portugal exigiu um novo acordo, que foi concretizado pelo tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494. Com ele, ampliava-se a distância de 100 para 370 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde.

O Tratado de Tordesilhas assegurou a Portugal o domínio das terras descobertas a oeste do Atlântico. D. Manuel organizou uma das maiores expedições que o reino já havia preparado, composta por uma esquadra formada por dez naus e duas caravelas e cerca de 1.500 homens, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, nobre de tradicional família portuguesa.

Terra à vista

A versão mais difundida afirma que o objetivo da esquadra de Cabral era assegurar o domínio português nas regiões asiáticas estabelecendo uma feitoria em Calicute. A esquadra partiu de Lisboa em 8 de março de 1500, e Cabral percorreu uma rota a oeste afastando-se da costa africana.

E assim ele teria acontecido o descobrimento do Brasil.

* Antonio Carlos Olivieri é escritor, jornalista e diretor da Página 3 Pedagogia & Comunicação.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Biografias Datas Comemorativas Revistas e Sites Revisão Testes e Simulados Vídeos

    Porta Curtas

    Procure um filme por tema, nome do diretor, ano de produção ou outra palavra-chave

    Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host