Bibliotecas municipais têm quatro funcionários em média, a maioria sem formação específica

Paula Laboissière

Da Agência Brasil<br>Brasília

As bibliotecas municipais brasileiras têm em média 4,2 funcionários e a maioria (84%) é mulher. Entretanto, 52% dos trabalhadores desses estabelecimentos não têm capacitação para a atividade em bibliotecas. Os dados fazem parte do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, divulgado hoje (30) pelo Ministério da Cultura.

O levantamento, realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), também aponta que a média de idade dos funcionários é de 41,2 anos e que 40% deles completaram apenas o ensino médio, enquanto 57% concluíram o ensino superior.

Já o perfil de quem frequenta bibliotecas municipais no país indica que 65% dos usuários vão ao local para fazer pesquisa escolar, 26% para pesquisa em geral e 8% para lazer. Os assuntos mais pesquisados são geografia e história, literatura e obras gerais (como enciclopédias e dicionários).

Segundo o estudo, 55% dos usuários frequentam as bibliotecas de uma a cinco vezes ao mês; 18%, de seis a dez vezes; 20%, de dez a 20 vezes, e 3% fazem mais de 20 visitas mensais.

Do total de empréstimos por mês, 23% das bibliotecas registram de um a 30 volumes; 12%, de 30 a 90 volumes; 26%, de 90 a 300 volumes; e 19%, mais de 300 volumes. De acordo com o ministério, 9% não fazem empréstimos.

Em relação à quantidade de obras no acervo, 13% dos estabelecimentos têm até 2 mil volumes. O estudo também mostra que 35% têm até 5 mil volumes, 26% têm até 10 mil e 25% têm mais de 10 mil. A maioria das obras (83%) foi doada, enquanto 17% foram comprados.

Em 29% das bibliotecas municipais, a programação cultural oferecida inclui a chamada hora do conto. Em 25%, os usuários podem participar de oficinas de leitura, 24% promovem rodas de leitura e 18%, palestras. Entretanto, 44% dos locais não oferecem nenhum tipo de atividade de extensão.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos