Topo

Vestibular

Inscrições ao Enem 2010 são prorrogadas até dia 16 de julho por causa das chuvas no Nordeste

Da Redação*

Em São Paulo

09/07/2010 09h45Atualizada em 09/07/2010 12h18

Atualizada às 18h04

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou as inscrições ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 até as 23h59 do dia 16 de julho. A previsão era de que o período de inscrição terminasse neste sexta-feira (9). As informações são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pela prova. A inscrição custa R$ 35 e só pode ser realizada pela internet.

Enem 2010
Reprodução
Inscrições do Enem 2010 vão até o dia 16
ENEM 2010: VEJA O PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o pedido foi feito pelos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governantes pediram mais prazos por causa das fortes chuvas na região.

No Diário Oficial da União, a portaria publicada indica o dia 18 de julho como prazo final das inscrições. Segundo, a autarquia houve um erro de digitação e haverá retificação do texto no D.O de amanhã.

Após a prorrogação, os inscritos pagantes terão até o dia 20 para gerar o boleto na página http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e efetuar o pagamento na rede bancária.

Chuvas no Nordeste

“Como não vai haver prejuízo ao calendário, o [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] Inep resolveu adiar por uma semana”, explicou Haddad, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. O ministro disse ainda que o MEC está trabalhando para recuperar as escolas a tempo de salvar o ano letivo. Para isso, serão usados métodos alternativos de construção, que possibilitem erguer um colégio em 60 dias.

“Já fizemos várias reuniões com empresas que trabalham com métodos alternativos de construção. Há empresas que dizem que, já definido o terreno, em 60 dias é possível ter a escola funcionando.”

O ministério pretende contratar até o final deste mês as responsáveis pelas reconstruções. Ele disse ainda que na próxima semana serão promovidas audiências públicas com as empresas interessadas em apresentar propostas alternativas.

Enem como prova de vestibular

Desde sua última edição, o Enem tem sido usado como prova de seleção por algumas universidades federais para o ingresso de estudantes. Neste ano, pelo menos 52 das 58 universidades federais vão adotar a nota do Enem em seus vestibulares com ingresso em 2011. Segundo um levantamento feito pelo UOL Vestibular, apenas seis instituições ainda não decidiram se irão utilizar o Enem.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais
Veja, passo a passo, como se inscrever no Enem
Veja a correção comentada do Enem 2009
Enem 2009: 1º dia foi conteudista, segundo professores
Ética foi tema da redação do Enem 2009
Enem 2009: 2º dia teve matemática "dentro do esperado"
Veja os temas mais cobrados no Enem 2009 que vazou
Veja os 20 temas candidatos a questões no Enem 2009
Veja todos os temas já cobrados nas redações do Enem
Músicas ajudam a aprender história; confira
100% dos problemas com candidatos do Sisu foram resolvidos, diz MEC
Haddad: "SP exporta universitários porque oferece poucas vagas públicas"
Confira a correção do primeiro dia de provas do Enem 2009
Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude

Mais Vestibular