Fies

Lula diz que novo modelo do Fies beneficia quem busca financiamento para curso superior

Yara Aquino
Da Agência Brasil

Em Brasília

Ao discursar hoje (20) na cerimônia em que foi anunciado o fim da exigência de fiador para alunos de baixa renda e de cursos de licenciatura que buscam o crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o novo modelo vai favorecer os estudantes. Segundo ele, o impacto será positivo diante da dificuldade enfrentada por quem procura um fiador.

“A coisa mais difícil na vida de uma pessoa, em qualquer segmento da sociedade, é arrumar um fiador. Porque, na verdade, não é uma prova de amizade ser fiador, é você estar assumindo a responsabilidade por algo que você não tem responsabilidade. Se der tudo certo, maravilhoso. Se não der, você vai pagar”, disse.

Dirigindo-se ao secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, o presidente lembrou ter sido um desafio a discussão com a Fazenda sobre quem assumiria o papel de fiador no novo modelo do Fies. “Era um trabalho muito difícil convencê-lo que alguém [que não fosse o fiador trazido pelo estudante que pleteia o crédito] teria que assumir esse papel de fiador”, explicou.

A figura do fiador será substituída pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. Esse fundo será mantido pelo Tesouro Nacional e pelas instituições de ensino que quiserem aderir ao projeto. As instituições de ensino terão que repassar para o fundo parte do que recebem do Ministério da Educação pelos alunos matriculados no Fies.

A dispensa de fiador é válida para os alunos dos cursos de licenciatura, para os que tem renda familiar mensal per capita (por pessoa) de 1,5 salário mínimo e para os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos