PUBLICIDADE
Topo

Vestibular

Enem: estudantes consideram prova do domingo mais fácil

Da Redação

Em São Paulo

07/11/2010 18h55

Muitos candidatos que realizaram a segunda etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 neste domingo (7) consideraram a prova de hoje mais fácil, de modo geral, do que o exame de ontem. O tema da redação – trabalho na construção da dignidade humana – foi bem recebido pelos estudantes.

Neste domingo, foram aplicadas as provas de matemática, linguagens e códigos e redação. Ontem, foi dia de ciências da natureza e ciências humanas. O teste de língua estrangeira (inglês ou espanhol), introduzido neste ano, não apresentou dificuldade para candidatos que fizeram a prova em São Paulo. “Achei a parte de inglês fácil porque não exigia tanta tradução dos textos”, diz Amaina Vieira Barreto, 20. Ela afirma que gostou de uma questão que trazia uma letra de música, por achar o tema “bem atual”.

As expectativas eram de que a prova deste domingo desse mais trabalho. As questões de matemática eram as que mais preocupavam os estudantes, mas a avaliação de estudantes de Curitiba é que a prova foi fácil.

“Qualquer um que tivesse estudado pelo menos um pouco para a prova, tiraria de letra. Apesar de requerer bastante atenção e ter bastante cálculo, as questões até que eram fáceis”, afirma Raino Soares, 21 anos, de Curitiba.

“Os enunciados foram bem menores, de fácil interpretação”, disse a estudante Fernanda Tavares Silveira, 23, que realizou a prova no campus Pituaçu da UCSal (Universidade Católica do Salvador).

A redação pareceu amigável aos estudantes, com temática de cunho social que não foi surpresa. Ana Rúbia Azevedo, 21, que fez o Enem pelo segundo ano consecutivo em Salvador, também considerou “fácil” o tema da redação. “Os textos de apoio proporcionaram uma visão global do tema, o que é importante para quem está fazendo a prova.”

Divergências

A opinião de que a prova do domingo foi mais fácil não é consenso. Igor Campos, 30 anos, de Belo Horizonte, reclamou da prova de matemática por conter “muito cálculo de área”. Bárbara Cadalora, 17 anos, foi uma das que escolheram as provas realizadas neste domingo como as mais complicadas. Segundo ela, a redação tinha dois textos de apoio “distintos entre si, o que complicou para discorrer sobre eles na hora de escrever a redação. Confundiu um pouco”, disse a candidata.  Ela se referiu aos textos que foram inseridos na prova pelos organizadores para que os candidatos pudessem consultar. O 1º era sobre trabalho escravo e o 2º versava sobre o futuro do trabalho.

MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ENEM 2010

Vestibular