Topo

Enem: serviço de reclamação para quem preencheu gabarito invertido está suspenso

Da Redação

Em São Paulo

09/11/2010 17h59

Atualizada às 20h12

A página para que os estudantes que preencheram o gabarito de forma invertida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 está proibida por decisão da Justiça Federal a respeito do exame. O serviço entraria no ar nesta quarta-feira (10). Com a suspensão do exame, a divulgação do gabarito e todos os processos ligados ao exame estão cancelados.

O MEC (Ministério da Educação) deve recorrer da decisão por meio da AGU (Advocacia Geral da União) até a próxima segunda-feira (15). O advogado-geral da União, Luis Inácio Adams acredita que a nova primeira parte da prova para os estudantes inscritos que foram prejudicados não fere o princípio legal de igualdade de oportunidade entre os alunos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

"Número menor a cada dia"
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira  que o número de alunos afetados com falha no caderno amarelo é "menor a cada dia". Segundo ele, conforme a apuração feita pelo Inep avança, a estimativa é de que o número esteja bem abaixo dos 2.000 alunos inicialmente estimados.

“Já não são dois mil, a cada dia este numero cai. Há 12 acasos em Sergipe, alguns poucos casos no Paraná, sobretudo em Curitiba”, disse o ministro após reunião com o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante.

PF investiga suspeita de fraude
O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, afirmou nesta segunda-feira (8) que a Polícia Federal irá investigar se os problemas registrados durante a aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram motivados por algum tipo de fraude.

O exame, realizado no fim de semana, foi marcado por erros de montagem de um dos quatro cadernos de prova - de cor amarela - e problemas no cabeçalho das folhas de resposta.  A PF foi acionada também para apurar o uso de celulares e da rede de microblogs Twitter durante as provas.

Entenda o caso
Estudantes identificaram problemas nos cadernos de provas e nos gabaritos do Enem, que foi aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. Nos cadernos amarelos, havia questões repetidas e faltantes. Já nas folhas de resposta, os cabeçalhos dos testes de ciências da natureza e ciências humanas vieram trocados.