Topo

Enem 2010: "Não foi apurado nenhum problema no caderno amarelo em São Paulo", diz Haddad

Da Redação

Em São Paulo

12/11/2010 15h47

Até o momento, o MEC (Ministério da Educação) não registrou nenhuma ocorrência de problemas no caderno amarelo no Estado de São Paulo. A afirmação é do ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele concedeu entrevista coletiva em Recife na manhã desta sexta (12). Estavam também no encontro o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams e o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto.

Ele usou a informação para argumentar que o número de problemas com os erros de impressão nas provas amarelas é baixo. "Até o momento chegaram 165 ocorrências no MEC", completou o ministro.

"Se tivesse havido um problema generalizado, se tivesse atingido 1%, estaríamos falando de 33 mil estudantes", calculou Haddad. 

:: ASSISTA À GRAVAÇÃO DA COLETIVA FEITA PELO JC ONLINE ::

Nova prova

A prova que será aplicada aos prejudicados pelo erro no caderno amarelo deve acontecer em apenas um dia, em data a ser definida. O ministro evitou confirmar se será a nova chance será em um dia apenas e qual será a data. Ele preferiu dizer que espera a leitura das atas pelo consórcio Cespe/Cesgranrio -- o Enem foi aplicado em 16 mil locais de prova.

Ao serem questionados sobre como os inscritos vão poder reclamar desse problema no site, o ministro explicou que o ambiente virtual será apenas para requerer a correção invertida dos gabaritos. O cabeçalho da folha de respostas não correspondia à ordem numérica das questões no primeiro dia do exame.

"Quem pode, de fato, pleitear nova prova é quem foi realmente prejudicado", disse o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams. "Não é escolha do candidato que vai determinar", completou. Ele ainda acrescentou que a AGU (Advocacia-Geral da União) e o MEC estão definindo os casos que serão passíveis de uma segunda chance.

Fala Brasil

O MEC possui, ao menos, dois canais de comunicação com a população. Uma delas é por telefone: 0800-616161 e a outra, por e-mail falabrasil@mec.gov.br .

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá