Enem

Estudantes podem consultar motivo de zero na redação do Enem 2010

Da Redação

Em São Paulo

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) decidiu disponibilizar os motivos pelos quais os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 ficaram sem nota de redação.

As informações já estão disponíveis no boletim de desempenho individual desde a manhã desta quinta (20).

Cerca de 14 mil inscritos zeraram na redação este ano -- o percentual está dentro do normal, segundo o MEC (Ministério da Educação).

As razões que eliminam os inscritos são: não marcar a cor do caderno de prova, marcar mais de uma cor de caderno de prova, fugir do tema proposto pelo exame. Ou, ainda, ter menos de dez linhas segundo o edital do Enem 2010.

Segundo o MEC, dos 14.848 candidatos eliminados, 13.562 não marcaram a cor caderno de prova na folha de respostas ou marcaram mais de uma cor. No primeiro dia de Enem, 6.006 candidatos foram eliminados -- destes, 4.595 erraram a marcação do tipo de prova.

918 mil candidatos

Até o meio-dia desta quinta-feira (20), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já havia recebido 1,7 milhão de inscrições de estudantes. Uma vez que cada um opta por dois cursos, ao todo, o sistema tem inscritos 918.479 candidatos. O prazo para participar do sistema termina às 23h59 de hoje; são oferecidas 83.125 vagas.
 

O curso de bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Paulo, segue como o mais procurado, com 15.274 inscrições. O segundo é o de medicina da UFC (Universidade Federal do Ceará), com 12.587 inscritos, que concorrem a 300 vagas — 160 oferecidas no campus de Fortaleza, 70 na unidade do Cariri e 70 na de Sobral.

A graduação de medicina também registra o maior número de inscritos nas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Pelotas (UFPel).

Terminam às 23h59 desta quinta-feira (20) as inscrições no Sisu. O sistema, que seleciona para mais de 83 mil vagas em cerca de 80 instituições, foi marcado mais uma vez por reclamações de lentidão no acesso à página e pelo vazamento de dados de alunos durante o processo. A primeira chamada sai no dia 24 de janeiro e as matrículas devem ser feitas nos dias 27, 28 e 31 de janeiro, diretamente nas universidades.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos