Enem

MEC ignora decisão judicial e fecha inscrições do Sisu às 23h59 de quinta-feira conforme previsto

Ana Okada

Em São Paulo

Contrariando uma decisão judicial, o MEC (Ministério da Educação) encerrou as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) às 23h59 da quinta-feira, dia 20 de janeiro. 

Segundo a pasta informou na manhã desta sexta-feira (21), o órgão vai pedir um prazo de dois dias para viabilizar o atendimento da decisão judicial uma vez que, ainda segundo o MEC, o sistema não possibilita delimitar as inscrições pela localização geográfica dos inscritos como exige a liminar concedida pela Justiça Federal no Rio de Janeiro.

Na noite de ontem, a Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar determinando a prorrogação da inscrição no sistema até o dia 26, somente para candidatos daquele Estado. 

O Sisu encerrou o período de funcionamento às 23h59 da quinta-feira (20) com 2.020.157 inscrições e 1.080.194 candidatos participando da disputa por 83.125 vagas em instituições públicas de ensino superior. Os dados são do MEC.

Tumulto

A terceira edição do Sisu foi marcada por problemas de lentidão no acesso à inscrição, vazamento de dados e batalhas judiciais. Desde domingo, estudantes relatam dificuldades para entrar no sistema. Na segunda-feira (17), um erro no site fez com que estudantes vissem dados de outros candidatos; além disso, o prazo de inscrições também foi ampliado até a quinta-feira (20), após ser extinta a decisão de reserva de vagas na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A partir de terça-feira (18), ações judiciais no Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo requisitavam, principalmente, a suspensão do sistema e a possibilidade de os candidatos terem acesso à correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Estudantes se queixam que tiveram a prova do segundo dia e a redação zerados injustamente.

O pedido de interrupção do sistema, feito em Pernambuco, foi negado. Já a liberação do acesso às provas corrigidas do Enem 2010 foi concedida. Em SP e no RJ, estudantes também conseguiram, individualmente, o direito de ver a correção de seus exames.

Quase 15 mil ficaram impedidos de se inscrever no Sisu porque não marcaram corretamente a cor do caderno de questões. O percentual de inscritos eliminados está dentro do esperado, diz o MEC (Ministério da Educação). Segundo a pasta, a média histórica dos que prestaram o Enem e se inscrevem no Sisu e no Prouni é de cerca de 30%, índice superado este ano com a inscrição de mais de um milhão de candidatos no sistema.

Dificuldades
Até a manhã desta quinta, pelo menos dois internautas relataram ao UOL Educação que não estavam conseguindo se inscrever. "Acordei às quatro da manhã e não consegui, na minha cidade, Pindobaçu [na Bahia], tem várias pessoas com boas notas que não conseguem se inscrever no Sisu. eu não sei o que fazer, pois queria muito poder fazer uma faculdade e acredito que todo meu esforço vai se esvair", relata Denival Fernandes, que tentou se inscrever desde domingo.

Tamires Feitosa, de Aracaju (SE), também tentou desde o domingo se inscrever nos cursos tecnológicos de gestão de turismo e saneamento ambiental, oferecidos no IFS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). "Se não solucionarem meu problema irei recorrer aos meus direitos como estudante", disse.

A estudante Michele Martins, de João Pessoa (PB) conta que conseguiu se inscrever na tarde de quarta-feira (19), mesmo tentando acessar o sistema desde as 7h de domingo. "Não passei meia hora sem tentar entrar no site. Isso precisa de agilidade, creio que muitos estudantes vão perder a oportunidade por conta da falta de organização", diz.

Diego de Souza Cutrim, de São Luiz do Maranhão (MA), diz que, ao entrar no site, na segunda-feira (17), o sistema já trazia duas opções de curso marcadas, apesar de ser a primeira vez que ele entrava no site. Entre segunda e quarta-feira (19), o estudante não conseguia finalizar a inscrição, pois o sistema dizia que ele não havia sido inscrito por que não tinha marcado a opção que dizia que ele estava ciente da matrícula. "Consegui fazer a inscrição dos cursos depois de muito suor e de perder a paciência e noites de sono."
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos