Entenda o que cada nível de desempenho quer dizer
A escala é dividida em quatro faixas de notas. Cada uma dessas faixas indica uma proficiência. Como a “régua” é a mesma, as séries e as disciplinas têm “cortes” diferentes. Por exemplo: enquanto um desempenho adequado em português no 5º ano é uma nota mínima 200, para o nono ano a nota é 225. As quatro proficiências são as seguintes:
Abaixo do básico: Os alunos têm domínio insuficiente dos conteúdos da série em que estão.
Básico: Os estudantes têm apenas domínio mínimo dos conteúdos.
Adequado: Os alunos têm domínio pleno dos conteúdos da série em que estão.
Avançado: Os estudantes têm domínio maior do que o exigido para a série que cursam.
Veja algumas das habilidades esperadas das faixas “adequado” e “avançado”:
Português
5º ano
Proficiência em português (escala Saeb)
5º ano | 9º ano | |
Abaixo do básico | 125-150 | 125-200 |
Básico | 150-200 | 200-275 |
Adequado | 200-250 | 275-325 |
Avançado | 250-325 | 325-350 |
- Adequado - Os alunos podem: identificar, dentre os elementos da narrativa que contém discurso direto, o narrador observador; selecionar entre informações explícitas e implícitas as correspondentes a um personagem; inferir o sentido de uma expressão metafórica e o efeito de sentido de uma onomatopéia; localizar a informação principal; inferir a finalidade do texto; entre outros.
- Avançado - Os alunos podem também: localizar características do personagem em texto poético; distinguir um fato da opinião relativa a este fato; identificar uma definição em texto expositivo; identificar relação lógico-discursiva marcada por locução adverbial de lugar,advérbio de tempo ou termos comparativos em textos narrativos longos, com temática e vocabulário complexos; entre outros.
9º ano
- Adequado – Os alunos podem: inferir informações implícitas em textos poéticos subjetivos, textos argumentativos com intenção irônica, fragmento de narrativa literária clássica, versão modernizada de fábula e histórias em quadrinhos; identificar a tese de um texto argumentativo; identificar o conflito gerador do enredo; reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações; entre outros.
- Avançado – Os alunos demonstram neste nível habilidades de leitura que envolvem compreensão global de texto; avaliação e estabelecimento de relações entre textos e partes de textos mais longos e com vocabulário complexos; inferem informações em diversos contextos; e começam a ler com compreensão textos da literatura clássica.
Matemática
5º ano
Proficiência em matemática (escala Saeb)
5º ano | 9º ano | |
Abaixo do básico | 125-175 | 125-225 |
Básico | 175-225 | 225-300 |
Adequado | 225-275 | 300-350 |
Avançado | 275-375 | 350-425 |
- Adequado – Os alunos podem: calcular o resultado de uma adição por meio de uma técnica operatória; ler informações e dados apresentados em tabelas; resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas; resolver problemas estabelecendo trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores; envolvendo diferentes significados da adição e subtração; entre outros.
- Avançado – Os alunos também podem: resolver problemas com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão, em situação combinatória; reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas; identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos; entre outros.
9º ano
- Adequado – Os alunos podem: reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas; identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados; resolver equações do 1º grau com uma incógnita; identificar diferentes representações de um mesmo número; resolver problemas envolvendo a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, utilizando várias operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) e utilizando as relações métricas do triângulo retângulo; entre outros.
- Avançado – Os alunos também podem: resolver problemas envolvendo o cálculo de área e perímetro de figuras planas; o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malha quadriculada; efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais; identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema; interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas; reconhecer as representações dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos; entre outros.
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