Topo

Enem 2012 será obrigatório para seleção em pelo menos 39 universidades federais

Mariana Monzani e Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

13/06/2012 06h00Atualizada em 13/06/2012 12h47

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 terminam às 23h59 da próxima sexta-feira (15). Para quem pretende cursar uma instituição pública federal em 2013 a inscrição no exame é praticamente obrigatória. Segundo levantamento realizado pelo UOL, em pelo menos 39 das 59 universidades federais os candidatos só poderão disputar uma vaga se tiverem realizado o exame.

Essas instituições podem disponibilizar todas as vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) ou realizar seleções próprias com base na nota do Enem. Há também universidades que substituem uma das fases do vestibular pelas notas do exame. Nesse caso, se o candidato não fizer o Enem também não poderá se inscrever na seleção da instituição.

Veja abaixo como as notas do Enem 2012 serão utilizadas nas universidades federais:

Na última edição do Sisu, foram ofertadas 108.552 vagas em 95 instituições públicas de ensino superior. Para o meio do ano, o MEC divulgou que serão ofertadas 30.548 vagas em 56 instituições públicas.

Além das universidades federais, algumas universidades estaduais também usam a nota do Enem em suas seleções. A reportagem do UOL conseguiu confirmar a utilização do exame em 11 instituições; confira:

Veja como algumas universidades estaduais irão usar as notas do Enem 2012

UFInstituiçãoComo o Enem será usado
BAUesc (Universidade Estadual de Santa Cruz)Todas as vagas serão preenchidas pelas notas do Enem 2012
CEUVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú)Vai usar as notas do Enem 2012, mas a forma será definida no edital
AMUEA (Universidade Estadual do Amazonas)Nota do Enem 2012 deve ser usada para compor a nota do vestibular, mas a porcentagem ainda está em discussão
MTUnemat (Universidade Estadual do Mato Grosso)Parte das vagas será preenchida pelas notas do Enem 2012
MSUems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul)Todas as vagas serão preenchidas pelas notas do Enem 2012
RJUenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense)Todas as vagas serão preenchidas pelas notas do Enem 2012
SPUnicamp (Universidade Estadual de Campinas)Resolução só será publicada em julho, mas a tendência é que a nota do Enem 2012 seja usada para compor 20% da nota da primeira fase - igual ao último vestibular
SPUnesp (Universidade Estadual Paulista)A nota do Enem 2012 irá compor 10% da nota da 1ª fase do candidato que for aprovado nessa etapa - igual ao último vestibular
PRUEL (Universidade Estadual de Londrina)Usará as notas do Enem 2012 para vagas remanescentes
PRUnicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste)Usará as notas do Enem 2012 para vagas remanescentes
RSUergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul)Nota do Enem 2012 deve ser usada para compor a nota do vestibular, mas a porcentagem ainda está em discussão

Inscrições

O número de inscritos no Enem de 2012 chegou nesta terça-feira (12) a 4 milhões. O prazo para inscrições, que começou no fim de maio, termina na sexta-feira (15). Os interessados devem acessar a página do Enem na internet até as 23h59 do dia 15 e pagar, até o dia 20, a taxa de inscrição de R$ 35.

O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia de provas, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.