Topo

Merendeiras ficam feridas após explosão de panela em escola de Campinas (SP)

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

14/09/2012 13h42

Duas merendeiras terceirizadas ficaram feridas na manhã desta sexta-feira (14) após a explosão de uma panela de pressão na cozinha da  Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Foriano Peixoto, na Vila Orosimbo Maia, em Campinas (a 94 km de São Paulo).

Uma das vítimas é uma grávida de 29 anos. Ela teve queimaduras de 2º e 3º graus. A outra funcionária sofreu lesões de 1º grau. 

De acordo com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que socorreu as vítimas, o acidente aconteceu às 7h20 e duas equipes foram enviadas para o local. Uma UTI móvel (unidade de tratamento intensivo) socorreu a gestante para o Hospital Santa Tereza e a outra mulher foi levada para a Casa de Saúde.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação, a direção da escola isolou a cozinha e as aulas estão sendo realizadas normalmente na unidade. Até que a cozinha volte a funcionar, os alunos receberão a chamada merenda seca - composta por lanches e sucos.

Um engenheiro designado pela Coordenadoria de Arquitetura Escolar da secretaria foi acionado para fazer um laudo técnico para que os equipamentos e a estrutura da cozinha da escola sejam restabelecidos. O documento deve ser finalizado o mais rápido possível. A Secretaria também vai apurar as causas da explosão. O secretário municipal de Educação, Carlos Roberto Cecílio, esteve pela manhã na escola e está tomando as providências cabíveis. A Guarda Municipal também foi acionada e registrou um termo de ocorrência.

Nos hospitais, as famílias vítimas não autorizaram a divulgação do estado de saúde das vítimas. Procurada, a empresa EB Alimentação Escolar não atendeu a imprensa.