Topo

MEC desclassifica 37 candidatos por postarem fotos do Enem nas redes sociais

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

03/11/2012 18h17

O MEC (Ministério da Educação) informou que 37 candidatos foram desclassificados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) após terem sido flagrados postando fotos da prova nas redes sociais. Os casos aconteceram em diversos Estados.

É proibido entrar na sala de prova com celular. Os estudantes que não foram flagrados no momento da postagem ainda poderão ser desclassificados caso as mensagens sejam encontradas nas redes sociais mesmo depois da realização do exame.

No ano passado, ao menos oito jovens foram desclassificados por tuitarem dentro das salas no primeiro dia de provas.

Mais cedo, um boato de cancelamento da prova do Enem se espalhou pelo Twitter e causou preocupação entre os candidatos inscritos. Segundo a assessoria do Inep, a origem do boato já foi identificada e a Polícia Federal informada. 

Falta de energia

Segundo boletim preliminar divulgado pelo MEC às 18h, a prova transcorreu sem problemas graves e que “toda a operação de logística ocorreu conforme o planejamento”. Houve queda temporária de energia em três locais, mas a luz foi logo reestabelecida e não atrapalhou o andamento das provas.

Os 85.662 candidatos sabatistas, que pela sua religião devem guardar o sábado, começarão a fazer a prova a partir das 19h no horário de Brasília. Eles ingressaram nos locais de prova no mesmo horário que os demais candidatos, mas ficaram aguardando em uma sala reservada.

De acordo com a pasta, o site do Inep foi acessado por 168.623 inscritos entre a 0h01 e as 14h04 de hoje para confirmar o local de prova. Das 4.825 chamadas recebidas pelo call center, a maioria também foi para checar o local da realização do exame.