Topo

Candidatos apostam em ambiente e política para a redação do Enem 2012

Do UOL, em São Paulo*

04/11/2012 12h07

As apostas para o tema da redação no segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 são sustentabilidade e política, com o mensalão, segundo candidatos ouvidos pela reportagem do UOL Educação em Fortaleza, Curitiba e Ribeirão Preto (SP).

"É só o que o professor de geografia repete todo dia, as questões ambientais. Esse ano teve muita coisa relacionada a isso no Brasil, como a Rio +20, então deve ser o tema", diz Lirana de Oliveira Aguiar, 17, aluna de escola particular de Fortaleza que está em dúvida entre cursar história e zoologia.

Para Maria Laís de Oliveira Brito, 17, também de Fortaleza, foi uma surpresa não ter caído na prova de sábado questões relacionadas ao assunto. "Foram mais questões sociais. Mas deu para desenvolver bem as respostas", disse.

Equipes vinculadas a escolas particulares também apostam que a redação terá como mote um tema social. "Há grande chance de ser meio ambiente, sustentabilidade, lixo, mas pode pender também para segurança, a questão racial, a mulher", disse Katiane Fernandes, psicóloga do grupo Ari de Sá Cavalcante, colégio que tem cerca de 3.500 alunos fazendo o Enem em Fortaleza. "Mas se a gente acertar o tema, depois não vão dizer que houve vazamento", brincou.

Vanessa Souza, 17, de Ribeirão Preto, quer uma vaga de direito numa universidade federal ou estadual e aposta nesses temas. “Estou tranquila. Estudei e descansei bastante.” A mesma aposta faz Kennedy Peixoto, 17, que quer cursar engenharia civil.

O colega Gustavo Costa, 17, que faz o exame para cursar artes também investiu nessa possibilidade. Ambos moram em Guatapará (SP), a 60 km de Ribeirão.

Graziela Cristina dos Santos, também do interior paulista, 17, pretende cursar direito e faz as provas de hoje do Enem como treino. Ela disse estar preparada para a redação. “Vejo muito jornais na televisão e internet, mas não tenho ideia do que pode ser o tema.”

(*Com reportagem de Kamila Fernandes, em Fortaleza; José Bonato, em Ribeirão Preto; e Thea Tavares, em Curitiba)