Topo

MEC elimina 21 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

Do UOL, em São Paulo

26/10/2013 15h38

O MEC (Ministério da Educação) informou neste sábado (26) que 21 candidatos foram eliminados por postar fotos da prova do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) na internet. Ontem, o ministro Aloizio Mercadante já havia dito que as redes sociais seriam monitoradas para identificar quem postasse fotos durante o exame.

Neste primeiro dia do Enem 2013, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias.

No Instagram, uma estudante comentou "Boa sorte pra mim e para quem vai fazer #enem #sorte" por volta das 12h30. A imagem já tem cerca de 5.000 pessoas recomendando. 

Uma garota de São Paulo publicou a foto do cartão de prova com o endereço do local de exame visível. Nos comentários, internautas avisam que a candidata deve ser desclassificada. Outro candidato postou a foto com o nome completo e assinatura, uma internauta comentou que isso facilitaria a identificação.

No ano passado, 65 candidatos foram desclassificados do Enem 2012 por fotos publicadas nas redes sociais.

Prova

Mais de 7,1 milhões de estudantes farão as provas do Enem neste sábado e no domingo. O exame será aplicado em 1.661 cidades e  em 15 mil salas de aula. A prova do primeiro dia terá 4h30 com questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias.

Veja também

  • Rodrigo Lima/UOL

    Com medo de protesto, candidato de BH chega às 8h para a prova do Enem 2013

  • No Rio, aluno ouve música para "não pensar em nada" antes do Enem

  • Reprodução

    No twitter, presidente Dilma acalma candidatos antes do Enem 2013

A partir das 18h30, os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL. O UOL trará também a opinião de professores sobre as questões, a elaboração e o nível de dificuldade da prova.

Reforço de segurança

Para reforçar a segurança, o MEC (Ministério da Educação) anunciou que todos os malotes de provas têm lacres eletrônicos. Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova.

Além disso, o ministério vai monitorar a internet para identificar os candidatos que usarem celular para postar fotos durante a prova. No ano passado, 65 candidatos foram desclassificados por esse motivo.

Antes do início do exame, a presidente Dilma Rousseff publicou mensagens de tranquilidade para os estudantes de todo o país. Em sua conta oficial. "Confie em si mesmo. O Brasil confia em você. Boa sorte!", disse. 

Domingo

No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

O MEC aumentou o rigor da correção das redações neste ano, textos que contarem com trechos desconectados com o resto da redação (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) vão receber nota zero. Até o momento, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos.