Topo

Passeata de estudantes em Brasília pede aprovação do PNE

Luciano Freire/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Luciano Freire/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ana Cristina Campos

Da Agência Brasil

26/03/2014 13h26

Cerca de 2 mil estudantes fizeram uma passeata na Esplanada dos Ministérios na manhã de hoje (26). Eles saíram do Museu da República, por volta das 10h30, e seguiram com destino ao gramado do Congresso Nacional.

A marcha foi liderada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e faz parte da Jornada de Lutas da Juventude que começa nesta quarta . Os estudantes querem pressionar os deputados pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara dos Deputados, e querem a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.

Segundo a presidenta da UNE, Vic Barros, são necessários avanços nos investimentos destinados ao  ensino público brasileiro.

Os estudantes chegaram a ocupar três das seis faixas do Eixo Monumental, pista que passa em frente aos ministérios. Policiais acompanharam os manifestantes e um grande engarrafamento tomou conta da via.

Segundo o tenente-coronel Lucio Cesar Costa Marques, comandante da operação, cerca de 700 polícias foram destacados para acompanhar a manifestação. A previsão inicial era que 12 mil manifestantes ocupassem a Esplanada dos Ministérios.

Mais Educação