Topo

Você sabia? Independência do Brasil já foi comemorada em 12 de outubro

12 de outubro é a data do aniversário de D. Pedro 1º - wikimedia commons
12 de outubro é a data do aniversário de D. Pedro 1º Imagem: wikimedia commons

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

07/09/2014 07h00

Segundo a professora Tania Regina de Luca, do departamento de história da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis, já existiram duas datas para a comemoração da Independência do Brasil: 7 de setembro, quando ela foi proclamada, e 12 de outubro, data do aniversário e coroação de D. Pedro 1º como imperador do Brasil.

A professora explica que havia uma certa concorrência entre as duas datas.

“D. Pedro proclama a independência no 7 de setembro, mas as pessoas vão saber o que ele fez depois, não tinha internet na época. O que cria o Estado simbolicamente é quando ele é coroado imperador, já no Rio de Janeiro”, afirma Tania.

Em 1831, quando D. Pedro abdica do trono brasileiro em nome do filho, Pedro de Alcântara, que se tornou D. Pedro 2°, o 12 de outubro deixa de ser feriado oficial e o 7 de setembro ganha mais força. “Quando ele vai embora não faz sentido comemorar o aniversário dele. A comemoração passa para 2 de dezembro que era aniversário de D. Pedro 2º”, conta a professora.

Mas, como tinha apenas 6 anos e não assumiu de fato o poder, o aniversário de D. Pedro 2º também não “pegou” como data para a comemoração, contribuindo para o fortalecimento do 7 de setembro.