Topo

Em charges, alunos criticam corrupção e compra de votos nas eleições

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 06h01

Alunos do ensino fundamental de várias escolas do país mostraram que estão bem antenados nas eleições deste ano. Eles transformaram em desenho duras críticas políticas em uma atividade desenvolvida pelo Portal Educacional. As charges abordam temas como corrupção, compra de votos, propaganda eleitoral, desvio de dinheiro e a percepção dos alunos sobre a falta de cumprimento da maior parte das promessas de campanha.

“O trabalho com as charges envolve diversão, criatividade e exige conhecimento dos acontecimentos para que trate a realidade. Isso acaba estimulando os jovens a ficarem mais ‘antenados’, tirando-os da passividade e fazendo-os compreender um pouco mais sobre esse importante momento em nosso país e sobre o exercício da cidadania”, afirma Patrícia Sprada Barbosa, da Positivo Informática.

A atividade foi realizada por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Os alunos poderiam falar sobre qualquer tema que envolvesse eleições, mas não podiam utilizar a atividade para ridicularizar qualquer candidato, partido ou coligação.

“Todos gostaram de participar, pois conseguiram expressar suas opiniões de forma divertida, mas séria ao mesmo tempo, para um público que abrange pessoas de várias cidades das mais variadas regiões do país. O jovem gosta de ser ouvido, porém não encontra muitos canais que oferecem essa abertura, sem contar, é claro, as redes sociais das quais fazem parte”, diz Barbosa.