Topo

Alunos na Alemanha são investigados por apologia do nazismo

Do UOL, em São Paulo

29/10/2014 13h11Atualizada em 29/10/2014 18h32

Pais e autoridades de Landsberg, cidade localizada na Alemanha, estão preocupados com indícios de apologia do nazismo encontrados em uma escola de ensino médio local.

Segundo informações do tabloide britânico “Daily Mail”, mensagens de 29 alunos de uma mesma classe, transmitidas pelo aplicativo WhatsApp, foram descobertas com slogans nazistas e ideias antissemitas (contra os judeus). Além disso, fotos mostram estudantes fazendo saudações nazistas e usando bigodes. Os envolvidos teriam 15 anos.

Em uma das mensagens foi encontrada uma piada sobre o Holocausto que dizia: “Por que Hitler se matou? Os judeus lhe enviaram a conta de gás.”

Lutz Feudel, diretor da escola, afirmou estar chocado com os simpatizantes secretos do nazismo. Segundo ele, os envolvidos são de apenas uma das classes.

Um porta-voz do departamento de educação local disse também estar chocado. “Se isso for verdade, só pode haver um caminho a seguir aqui: tolerância zero.”

As mensagens trocadas pelo aplicativo foram entregues à polícia e a promotores. Qualquer exibição pública de símbolos nazistas, saudações ou frases é um ato proibido na Alemanha e pode levar a até seis meses de prisão.

Apologia Nazismo em escola da Alemanha - Reprodução/Daily Mail - Reprodução/Daily Mail
Aluno de escola na Alemanha faz saudação nazista
Imagem: Reprodução/Daily Mail