Topo

UOL faz correção online comentada do Enem 2014 neste final de semana

Do UOL, em São Paulo

07/11/2014 16h00Atualizada em 07/11/2014 16h57

O UOL e professores do Curso e Colégio Objetivo farão, no sábado (8) e no domingo (9), a correção online do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014, que será aplicado em 1.752 cidades brasileiras.

O estudante poderá acompanhar, em tempo real, o gabarito extraoficial das questões, a resolução comentada de cada pergunta e o padrão esperado para a redação da prova.

A correção começa logo depois do fim do exame (18h no sábado e 19h no domingo, no horário de Brasília). O UOL trará também a opinião de professores sobre as questões, a elaboração e o nível de dificuldade da prova. Esta edição do Enem registrou 8,7 milhões de inscrições, crescimento de 21,6% em relação ao ano passado.

O exame

O primeiro dia de prova terá duração de 4h30. No segundo dia, o candidato terá 5h30 para responder as questões e elaborar uma redação.

O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

Recomendações

Nos dois dias do Enem, os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h (horário de Brasília). Por isso, verifique com antecedência que hora será no seu Estado, conforme o fuso horário, e visite o local de prova hoje para calcular o tempo que demora no trajeto.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recomenda que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. Desse modo, o candidato poderá procurar a sala e se acomodar com tranquilidade.

Os participantes também precisam providenciar caneta preta -- de tubo transparente, como pedem os aplicadores da prova. Lápis, lapiseira e borracha estão proibidos.

Lembre-se também de deixar separados os documentos exigidos: identidade original com foto e o cartão de confirmação. Serão aceitos os seguintes documentos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame (dia 8).

Se você não recebeu o cartão de confirmação -- ou perdeu esse documento --, pode imprimir uma segunda via pelo endereço sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.

Não se esqueça, o uso de telefones celulares e aparelhos eletrônicos dentro dos locais de prova é proibido. Os aparelhos devem ser guardados em sacos plásticos e colocados embaixo da cadeira. Logo, não é possível postar imagens das provas nas redes sociais. No ano passado, ao menos 36 candidatos foram desclassificados por publicarem fotos de dentro das provas nas redes sociais.