Topo

No RJ, cursinho popular tem duas notas 1.000 na redação do Enem

Larissa Moraes foi aluna do pré-vestibular do Cederj e tirou 1.000 na redação do Enem - Arquivo Pessoa
Larissa Moraes foi aluna do pré-vestibular do Cederj e tirou 1.000 na redação do Enem Imagem: Arquivo Pessoa

Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

22/01/2015 06h00

Elas concluíram o ensino médio em escolas públicas, fizeram pré-vestibular em um cursinho popular em Duque de Caxias (RJ) e estão entre os 250 estudantes que tiraram a nota máxima da redação do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino). O segredo? Muita dedicação, leitura e treino, dizem.

Aos 18 anos, Larissa Moraes tenta uma vaga em direito em uma universidade pública do Rio. Fez o Enem pela segunda vez em 2014, ano em que estudou na unidade de Xerém do pré-vestibular social que funciona em parceria entre as secretarias de Ciência e da Educação do RJ e o Consórcio Cederj (que reúne universidades públicas do RJ).

“Eu não tinha condições de pagar um curso caro, então me inscrevi por ser gratuito e perto de casa”, diz. As aulas, que aconteciam somente aos sábados, funcionavam para ela como uma revisão do material que deveria estudar em casa durante a semana.

“No cursinho, a gente tinha debates, os professores apresentavam um tema e todo mundo tinha que debater. Isso ajudava na redação”, conta Moraes.

Em casa, prestava atenção nas notícias pela internet, pela TV e por revistas. O gosto por ler também foi decisivo para a nota alta. “Eu gosto muito, desde criança a minha mãe sempre me incentivou muito a ler”.

Outra estudante que teve um ótimo desempenho na redação foi Loharine Souza, 20, aluna de outra unidade do Cederj, também em Duque de Caxias. Ela quer fazer letras na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Em 2013, Souza havia tirado 640 na redação do Enem e não conseguiu nota suficiente para uma vaga no curso desejado. No ano seguinte, entrou no pré-vestibular. Durante a semana, dedicava seu tempo aos estudos em casa. “Pegava o material do cursinho para estudar e assistia às aulas pela internet”, diz.

Aulas gratuitas

Para 2015, o Cederj oferece vagas em 54 polos no Estado do Rio de Janeiro. Para concorrer a uma vaga, é preciso estar no 3º ano do ensino médio na rede pública ou comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

"A gente ficou felicíssimo de ter três alunos entre os 250 que tiraram nota mil na redação do Enem. É um número significativo”, afirma Celina Costa, diretora do pré-vestibular. Ela explica que o material é o mesmo para todas as unidades do cursinho e que os professores são bolsistas da graduação ou pós-graduação.

“Não adianta saber só a técnica da redação, a gente também se preocupa que o aluno saiba relacionar diferentes conteúdos, por isso realizamos discussões a partir de temas transdisciplinares”, afirma.

As inscrições devem ser feitas até o dia 28 pelo site http://pvs.cederj.edu.br. As aulas acontecem preferencialmente aos sábados e o material e as refeições são fornecidos pela fundação.