Topo

Mãe acusa professor de chamar a filha de 'gorda' em sala de aula

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, de Ribeirão Preto (SP)

22/10/2015 15h40Atualizada em 22/10/2015 17h44

A mãe de uma adolescente de 12 anos registrou um boletim de ocorrência contra um professor da Escola Estadual Luciano Guidotti, em Piracicaba, no qual acusa o docente de chamar sua filha de gorda em sala de aula. O mestre também teria dito à aluna, que tem 90 quilos, que ela precisaria ir para a academia perder peso. A ocorrência foi na terça-feira (21) e a Polícia Civil investiga o caso.

A mãe, que não quis se identificar para preservar a filha, informou ainda que a menina sempre foi obesa e que faz acompanhamento com psicólogo, médico e nutricionista para tentar perder peso. "Ela disse que não quer mais ir às aulas desse professor, então espero que ele seja demitido ou no mínimo que deixe a escola", disse.

De acordo com a mãe da menina, o professor, que ministra a disciplina de língua portuguesa, não teve nenhum motivo para fazer o comentário. "Ele estava passando uma atividade e se aproximou da minha filha e, sem mais nem menos, disse que ela estava muito gorda e depois mandou ela procurar uma academia", disse.

A mãe informou ainda que ficou sabendo do caso através de colegas de sala da filha, que está na sétima série. "Minha filha é muito educada, jamais responderia. Todo mundo gosta dela, nunca houve problemas antes, nem com alunos nem com professores. Ela está na escola tem mais de dois anos e nunca teve nada", disse.

A mulher contou ainda que a diretora da escola foi chamada e tentou amenizar a situação, mas os alunos se revoltaram com o professor e foram até a secretaria da escola cobrar providências. "Foi ai que encontrei os amiguinhos dela e eles me contaram o que houve", disse.

Ela foi até o 1º Distrito Policial, onde o boletim de ocorrência por "submeter criança ou adolescente a vexame" foi registrado. Se condenado, o professor pode pegar até dois anos de prisão.

Secretaria apura denúncia

A reportagem do UOL tentou localizar o professor, mas ele não atendeu as ligações nem retornou as chamadas. Já a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba informou, em nota oficial, que determinou abertura de apuração preliminar após ter acesso à denúncia contra o professor. A pasta ainda afirmou que reconhece o erro de postura do docente, "que ministrava aulas com o assunto alimentação saudável".

"A direção da unidade de ensino já recebeu os pais da estudante, orientou sobre as providências adotadas, advertiu o professor sobre sua conduta diante de seus alunos, além de ter organizado uma discussão com todos os adolescente que estão na mesma sala que a aluna", afirma o texto da nota. A secretaria não esclareceu, entretanto, se o professor irá continuar dando aulas para a turma da aluna.