Topo

Alunos decidem continuar ocupação de escola estadual em Diadema

Do UOL, em São Paulo

11/11/2015 14h33

Os alunos que ocupam a Escola Estadual Diadema decidiram manter a ocupação na noite desta quarta-feira (11). Eles são contra a reorganização escolar da rede estadual de São Paulo e ocupam o prédio desde as 19h de segunda-feira (9).

Durante a noite de ontem, os estudantes fizeram um ato em frente à escola, com o apoio de professores e da Apeoesp (Sindicato dos Professores). “Depois do protesto, nós voltamos para a ocupação e passamos a noite toda lá. Eles trancaram a escola e nós ficamos”, conta uma porta-voz dos estudantes.

A aluna conta que a ocupação vai continuar até obter uma resposta do governo do Estado. “Nós estamos nos organizando e vamos tentar fazer protestos todos os dias”, explica.

Segundo o professor de história da escola, Paulo Cézar de Souza, as aulas do ensino médio – que só acontecem no período noturno – foram paralisadas ontem. Hoje pela manhã o ensino fundamental funcionou. “A direção da escola tem pressionado a ocupação, dificultando a entrada de alunos e até ligando para os pais”, conta. 

Ocupação em São Paulo

Na manhã de ontem, alunos ocuparam a Escola Estadual Fernão Dias, na zona oeste de São Paulo. Como em Diadema, os estudantes passaram a noite na escola. No caso da escola paulistana, policiais militares cercaram o prédio.
 
A secretaria de Educação, por meio de nota, lamentou o incidente