Enem

Enem: 13 estudantes gabaritaram matemática e tiraram mais de mil pontos

Do UOL, em São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) divulgou que 13 estudantes gabaritaram a prova de matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 e tiraram 1.008,3 pontos -- resultado histórico no exame.

O UOL entrevistou três desses estudantes: o piauiense Vitor Melo Rebelo, de 18 anos, e os paulistas Mathias Dunker, de 19, e Felipe Kenzo Granado Miura, de 17.

 "Foi uma surpresa. Nem sabia que dava para tirar mais de mil", disse Dunker, que pretende cursar física na Fuvest, vestibular da USP (Universidade de São Paulo). Rebelo, que quer medicina, também se surpreendeu com o resultado. "Não sabia que podia ser mais de mil. Fiquei surpreso, achei que o site estava com algum problema, que era um erro."

Polêmica

Muitos estudantes estranharam nas redes sociais que a nota máxima na disciplina de matemática tenha sido mais de mil pontos. Isso é possível? De acordo com o Inep e o professor de matemática QI Vestibulares, Marcello Menezes, sim.

O Enem utiliza uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Na TRI, leva-se em conta a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final.

As pessoas talvez não estejam entendendo muito bem a nota passar de mil, mas elas nunca estranharam a nota não chegar a zero", comenta Marcello Menezes, professor de matemática QI Vestibulares.

Se você erra uma questão fácil e acerta uma difícil, o exercício difícil, que teria um valor alto, passa a ter um menor. "Isso é feito com um conjunto de questões fáceis, medianas e difíceis", diz Menezes. Por conta da TRI, não é possível afirmar nem sequer se o candidato que tirou mais de mil em matemática tenha acertado todas as questões.

"Não necessariamente se você acertar as 45 tira nota mil, nem se errar todas tira nota zero. Trata-se de um cálculo matemático de alto nível. Você está sendo comparado com outras pessoas."

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos