Topo

UOL e Ari de Sá terão aulas gratuitas de revisão para o Enem 2016

Do UOL, em São Paulo

27/07/2016 05h00

O UOL começa a publicar, nesta quinta-feira (28), uma série com cinco aulas e exercícios de revisão para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O programa de revisão está sendo realizado em parceria com o Sistema Ari de Sá e se chama “Aquecimento Enem”. O link estará disponível na página de Educação do UOL

Durante as próximas cinco semanas, serão publicados gratuitamente materiais didáticos e exercícios voltados para as áreas do conhecimento exigidas pelo exame: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, matemática e redação. 

Além do conteúdo didático, o UOL realizará uma aula ao vivo para a resolução dos exercícios e para tirar as dúvidas dos internautas. As perguntas podem ser feitas na sala "Aquecimento Enem" do Bate-papo UOL , neste link: http://zip.net/bqtqWH

Confira o cronograma:

Ciências Humanas

  • Indústria cultural, escravidão, Brasil colonial e geografia urbana (28 de julho)
  • Bate-papo aberto para perguntas: de 28 de julho a 03 de agosto.
  • Aulão: dia 3 de agosto, às 19h no Bate-papo UOL


Ciências da Natureza

  • Calorimetria, soluções, vírus e viroses (4 de agosto)
  • Bate-papo aberto para perguntas: de 04 a 10 de agosto.
  • Aulão: dia 10 de agosto, às 19h no Bate-papo UOL
     

Linguagens e Códigos

  • Interpretação de texto e Modernismo e Pós-Modernismo (11 de agosto)
  • Bate-papo aberto para perguntas: de 11 a 17 de agosto.
  • Aulão: dia 17 de agosto, às 19h no Bate-papo UOL

Matemática

Redação

  • Cinco temas de redação com textos de apoio (25 de agosto)
  • Bate-papo aberto: de 25 de agosto a 1º de setembro
  • Aulão: dia 1 de setembro, às 19h no Bate-papo UOL

Enem 2016

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.

Nos dois dias, as provas começam às 13h30 (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Também pode ser utilizado para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Candidatos interessados em cursos técnicos também poderão usar a nota para concorrer a vagas pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras. O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.

É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação - ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.