Topo

Tema da redação foi vazado antes mesmo de o Enem começar, diz delegada da PF no CE

Divulgação
Imagem: Divulgação

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

07/11/2016 16h37Atualizada em 07/11/2016 18h35

Um candidato de 34 anos que fazia a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nesse domingo (6), em Fortaleza, foi preso em flagrante por estar com ponto eletrônico e com o texto da redação pronto para ser transcrito.

Segundo a delegada da PF (Polícia Federal) Fernanda Coutinho, coordenadora regional de segurança do Enem no Ceará, é certo afirmar que "ele já tinha tido acesso ao gabarito da prova e ao tema da redação antes mesmo do início das provas". Após a prisão, o homem foi identificado como secretário de Saúde de um município vizinho.

“Ele entrou no local de prova com o rascunho da redação feita no bolso da calça e com ponto eletrônico. Por volta das 11h, 11h30, ele recebeu uma mensagem no celular com o gabarito da prova”, explicou Coutinho.

De acordo com a delegada, o setor de inteligência da Polícia Federal já conhecia a intenção do candidato em fraudar o exame. Por isso, alguns policiais foram encaminhados para o local.

“O coordenador de provas pediu para que ele se retirasse da sala. Passaram o detector de metais nele e, ao identificar a existência do ponto eletrônico, os policiais deram voz de prisão. Mas a gente fez tudo de forma discreta, para que os demais candidatos não se desconcentrassem”, disse.

O homem foi encaminhado à sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará e informou em depoimento que era Secretário de Saúde de um município cearense. Ele deve responder pelos crimes contra a fé pública, o patrimônio, a paz pública, dentre outros crimes, informou a PF.

Novas prisões no CE

Outras três prisões por tentativas de fraudes no Enem foram feitas no Estado ontem, de acordo com assessoria de imprensa da Polícia Federal.

Além desse flagrante em Fortaleza, uma candidata foi presa por estar com um segundo celular com o gabarito da prova na cidade Independência. Em Juazeiro do Norte, uma candidata estava com o gabarito escrito em sua roupa. No município de Cedro, um candidato foi preso pela Polícia Militar por estar com dispositivo eletrônico. 

A delegada Coutinho informou que ainda é cedo para dizer se os casos têm ligação, mas que as investigações estão sendo feitas.

Candidato tinha texto com o tema da redação do Enem - Divulgação - Divulgação
Candidato tinha texto com o tema da redação
Imagem: Divulgação
Tema também teria vazado para candidato em Macapá

Um candidato de 31 anos foi preso em Macapá também por tentativa de fraudar o Enem. De acordo com a PF, o homem disse que recebeu o tema da redação do Enem de uma amiga na manhã de domingo -- o exame começou a ser aplicado 13h30 (horário de Brasília).

“Policiais federais se passaram por aplicadores de prova e realizaram vigilância durante a realização do certame. Após a saída do candidato suspeito do local de prova, ele foi abordado e, durante busca pessoal, foi encontrado um texto com o tema da redação do Enem”, informou a PF, em nota. 

O UOL entrou em contato com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e, segundo a assessoria de imprensa, o caso está sendo apurado e a pasta está em contato com a Polícia Federal. 

Em 2009, as questões da prova e a redação vazaram, e o exame foi cancelado.

Operação Embuste e Jogo Limpo

Onze pessoas foram presas ontem em duas operações deflagradas pela Polícia Federal para combater fraudes no Enem 2016 em oito Estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá, Pará e Minas. No total, foram cumpridos 50 mandados judiciais. 

A primeira operação, denominada Embuste, ocorreu em Minas Gerais com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar processos seletivos para ingresso no ensino superior sem o cumprimento dos requisitos legais. De acordo com a PF, foram cumpridos 28 mandados judiciais simultâneos, todos expedidos pela Justiça de Montes Claros, mas não houve prisões.

A segunda operação, chamada Jogo Limpo, foi realizada nos demais Estados, também para evitar fraudes. Foram cumpridos 22 mandados judiciais, com 11 prisões.