Topo

Nota do Enem tira o sono dos candidatos e enche redes sociais de memes; confira

Alunos no segundo dia de provas do Enem na PUC-PR - Lucas Pontes/UOL
Alunos no segundo dia de provas do Enem na PUC-PR Imagem: Lucas Pontes/UOL

Do UOL, em São Paulo

18/01/2017 05h29

Estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 estão ansiosos para saber as notas individuais que tiraram nas quatro provas que compõem o teste, aplicadas em novembro e dezembro do ano passado, em duas edições. A previsão é que elas sejam divulgadas às 11h30 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação das provas.

Na segunda-feira (16), o MEC (Ministério da Educação) informou que o resultado, antes previsto para sair na quinta-feira (19), seria antecipado para esta quarta. A divulgação das notas vai acontecer ao mesmo tempo de uma entrevista à imprensa que será concedida pelo ministro Mendonça Filho e a presidente do Inep, Maria Inês Fini comentar a avaliação e falar sobre possíveis mudanças para a edição deste ano.

Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

A nota também pode ser utilizada para participação em diversos processos seletivos e para obter a certificação do ensino médio.

Como os participantes não foram informados sobre a hora em que os resultados estariam disponíveis na Página no Estudante nesta quarta, teve gente que passou a madrugada acordado, dando F5 na tela do computador, checando o aplicativo do Enem e expressando todo o seu nervosismo nas redes sociais.

Desde as primeiras horas dessa quarta-feira a hashtag #enem lidera os Trends Topics do Twitter no Brasil, e momentos de tensão somados à criatividade brasileira sempre geram memes engraçadíssimos. O UOL separou alguns deles, confira:

É caixão e vela preta

Tem gente já prevendo a nota das quatro provas

E já tentando desenvolver outras habilidades

Nunca um novo meme fez tanto sentido!

Bota casaca, tira casaca

Se organizar direitinho...