Topo

Primeiro suspeito a depor incrimina servidora da UFPR por bolsa irregular

Rafael Moro Martins

Colaboração para o UOL, em Curitiba

15/02/2017 16h20

Primeiro dos 29 presos suspeitos de participar de esquema de fraudes em concessão de bolsas de pesquisa na UFPR (Universidade Federal do Paraná) a depor à Polícia Federal nesta quarta-feira, o advogado Arthur Constantino da Silva Filho disse ter recebido o dinheiro como remuneração por serviços de consultoria prestados a uma das servidoras da instituição que também foram detidas. Ele diz ter provas.

Constantino, suspeito de receber R$ 17.400 como bolsa-auxílio a pesquisador da UFPR entre junho de 2013 e maio de 2014, disse nunca ter tido qualquer vínculo com a universidade. Também relatou jamais ter usado a plataforma Lattes, em que cientistas devem manter currículos atualizados para se habilitarem como candidatos a cursos de pós-graduação e a bolsas de pesquisas.

O suspeito, que mora em Campo Grande (MS), onde foi preso, disse ter sido procurado por um irmão de Conceição Abadia de Abreu Mendonça, chefe da  Seção de Controle e Execução Orçamentária da Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação da UFPR. Ela também foi presa hoje, e teve seu afastamento das funções pedido em caráter de urgência pelo juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba.Constantino disse que o irmão da servidora pediu para que ele resolvesse pendências jurídicas de um imóvel que pertenceria à família em Campo Grande, e que apenas R$ 2 mil do total que recebeu seriam seus honorários --o restante teria sido usado para cobrir despesas com impostos e custos judiciais.

À Polícia Federal, Constantino disse não conhecer nenhum dos outros 26 beneficiados com o pagamento irregular de bolsas de pesquisa, mas afirmou conhecer pessoalmente a ex-servidora, com quem teria se reunido pessoalmente. Ele disse que irá fornecer à Polícia Federal e-mails que relatou ter trocado com ela, que comprovariam sua versão.

Conceição Abadia de Abreu Mendonça, presa nesta quarta-feira junto com outra servidora da UFPR, ainda não constituiu advogado.