Topo

Adolescente é asfixiada até a morte em escola do RS; polícia investiga

Lucas Azevedo

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

09/03/2017 16h12Atualizada em 09/03/2017 19h49

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte de uma garota de 14 anos dentro de uma escola pública em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre.

A estudante foi encontrada no chão de uma sala de aula na tarde desta quarta (8), sem marcas de violência. Inicialmente, a suspeita era de que a jovem pudesse ter sofrido um ataque cardíaco ou batido a cabeça.

O laudo do Departamento Médico Legal divulgado na manhã desta quinta-feira (9), entretanto, apontou asfixia como causa da morte. "Ela morreu por asfixia mecânica. Deram uma gravata na vítima", afirmou o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, Leonel Baldasso. Segundo o laudo, o corpo apresentava lesões nos músculos do pescoço.

Com base no exame, a polícia investiga agora em quais circunstancias a adolescente foi morta. Conforme alguns depoimentos informais, ela teria se desentendido com outras três alunas na tarde de quarta-feira e trocado empurrões no momento da troca de períodos, em que não havia nenhum professor presente. 

Os investigadores estão tentando apurar quanto tempo a jovem ficou inconsciente antes de ser encontrada. Mas, por se tratar de um período de aulas, a suspeita é de que foram apenas alguns minutos. A polícia deve ouvir duas jovens de 12 anos, uma de 13 e a diretora da escola.

A polícia tenta identificar quem estava com a aluna no momento de sua morte. A Escola Estadual de Luiz de Camões suspendeu as aulas. O corpo da jovem está sendo velado nesta tarde, em Cachoeirinha. No Facebook, amigos e familiares têm deixado mensagens de pesar no perfil da jovem.